Destaque

Segurança Pública na Cidade Estrutural: luta iniciada em 2016 avança com a construção do 15º Batalhão da PMDF

Segurança Pública na Cidade Estrutural: luta iniciada em 2016 avança com a construção do 15º Batalhão da PMDF A construção do 15º Batalhão d…


Segurança Pública na Cidade Estrutural: luta iniciada em 2016 avança com a construção do 15º Batalhão da PMDF
A construção do 15º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na Cidade Estrutural, representa a concretização de uma reivindicação histórica da comunidade, fruto de uma mobilização iniciada em 2016 com a participação de lideranças comunitárias, representantes da segurança pública e do então deputado distrital Julio Cesar.
No dia 4 de janeiro de 2016, Julio Cesar participou de uma reunião com 32 lideranças comunitárias, realizada na residência do líder comunitário Germano Guedes, no Setor Leste da Cidade Estrutural. 

Na ocasião, a principal demanda apresentada foi a implantação de um Batalhão da Polícia Militar na cidade, considerada uma medida essencial para reforçar a segurança da população.

Na época, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) da Cidade Estrutural, Renato Eleutério, juntamente com o secretário do conselho, Alexandre Bedran, procuraram o líder comunitário Germano Guedes para organizar o encontro. O objetivo era discutir os principais desafios enfrentados pelos moradores e buscar soluções que fortalecessem a segurança pública e melhorassem a qualidade de vida da população.
Atendendo à solicitação das lideranças, Julio Cesar entrou em contato com o governador da época para apresentar a reivindicação e defender a criação do 15º Batalhão da Polícia Militar da Cidade Estrutural.
Dando continuidade ao trabalho, em 18 de janeiro de 2016, o então deputado distrital participou de uma nova reunião com o comandante Nunes e diversas lideranças comunitárias para discutir o projeto de implantação da unidade policial.

Na reunião da casa do líder Germano Guedes estiveram presentes os líderes comunitários Paulo Batista (Paulão), Edmilson Almeida Lopes, o presidente do CONSEG, Renato Eleutério, o secretário Alexandre Bedran, além de Amilton Prado e do empresário Elicacio Rodrigues.
Dez anos depois, essa antiga reivindicação da comunidade está prestes a se tornar realidade. A governadora Celina Leão, terá a oportunidade de entregar uma das obras mais aguardadas pelos moradores da Cidade Estrutural, consolidando um projeto que nasceu do diálogo entre a população, as lideranças comunitárias e as forças de segurança.
Ao comentar o avanço da obra, o deputado federal Julio Cesar relembrou o início dessa mobilização:
“Tudo começou durante um café da manhã realizado na residência do Germano Guedes. Fico muito feliz em ver os frutos daquele trabalho. Isso me motiva ainda mais a continuar trabalhando por Brasília. Agora, como deputado federal, minha responsabilidade com o povo brasiliense é ainda maior.”
Julio Cesar também destacou a importância de Germano Guedes em sua trajetória política, lembrando que ele trabalha ao seu lado desde sua chegada a Brasília, quando assumiu a Secretaria de Esporte no Governo Agnelo Queiroz.
A atuação conjunta entre o poder público, as forças de segurança e as lideranças comunitárias demonstra a importância do diálogo permanente para a construção de políticas públicas eficazes. 

O avanço da implantação do 15º Batalhão da PMDF representa uma conquista histórica para a Cidade Estrutural e reforça a expectativa de mais segurança, tranquilidade e desenvolvimento para toda a comunidade.

A obra será inauguração no inicio do mês de julho de 2026, com a presença da Governadora Celina Leão (Progressita)

Publicar comentário