O setor de franquias no Brasil registrou um crescimento de 14,2% no segundo trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (5/9) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Segundo o levantamento, o franchising brasileiro teve um faturamento de R$ 69,9 bilhões no período entre abril e junho de 2025. A expansão de 14,2% é em relação ao segundo trimestre do ano passado.
O que é franchising
- Franchising é um modelo de negócio no qual o proprietário de uma marca (franqueador) cede a um investidor (franqueado) o direito de usar a sua marca, produtos ou serviços.
- Em troca, o franqueado recebe orientação, treinamento e suporte permanente, pagando ao franqueador taxas pelo uso da marca e do licenciamento.
- De acordo com a ABF, o crescimento do setor de franquias no segundo trimestre se deve, entre outros fatores, aos baixos índices de desemprego no país e ao aumento da massa salarial. Apesar dos juros altos, o consumo se manteve resiliente.
Número de operações
Ainda segundo a pesquisa da ABF, também houve crescimento na quantidade de operações, com mais de 200 mil franquias em funcionamento no segundo trimestre – quase 7,5 mil a mais do que no mesmo período do ano passado.
O levantamento mostrou que o percentual de franqueados que operam mais de uma marca subiu de 51% para 62%.
Divisão por setores
Todos os segmentos pesquisados registraram alta no faturamento. O líder do ranking foi o setor de alimentação – comercialização e distribuição, com crescimento de 44%.
Em seguida, aparecem entretenimento e lazer (+15,7%) e limpeza e conservação (+15,4%).
Leave a Reply