Tarifaço: pela 1ª vez em 2 anos, indústria espera queda em exportações

O tarifaço comercial de 50% imposto pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a grande parte dos produtos importados do Brasil deve levar a uma queda nas exportações da indústria do país nos próximos seis meses.

É o que apontam os dados da Sondagem Industrial divulgados nesta quarta-feira (20/8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). É a primeira vez em quase 2 anos, desde novembro de 2023, que o setor projeta um recuo nas exportações brasileiras.

Indicadores

De acordo com o levantamento, o índice que mede a expectativa de exportações da indústria nos próximos seis meses caiu 5,1 pontos em agosto, para 46,6 pontos. Quando o indicador aparece abaixo da linha de 50 pontos, significa que os empresários do setor esperam recuo no volume de exportações.

Já o índice de expectativa de número de empregados no setor industrial também recuou neste mês e agora está em 49,3 pontos. Na prática, o dado indica que os empresários industriais não acreditam em aumento na quantidade de vagas de trabalho nos próximos seis meses.

Também houve retração nos índices de expectativa de demanda (para 53,1 pontos) e de compras de insumos e matérias-primas (52,1 pontos). Embora ambos ainda estejam acima dos 50 pontos (o que indica crescimento), o resultado é pior do que o registrado em julho deste ano.

O índice de intenção de investimento também caiu e ficou em 54,6 pontos em agosto. Trata-se do menor nível desde outubro de 2023.

Por outro lado, a pesquisa da CNI mostrou alta no índice de evolução da produção industrial, que avançou em relação ao mês anterior e chegou a 52,6 pontos.

“A piora das expectativas de exportações da indústria está muito relacionada às incertezas do cenário externo, principalmente em função da nova política comercial americana”, explica Isabella Bianchi, analista de Políticas e Indústria da CNI.

A pesquisa

Para fazer o levantamento, a CNI consultou 1,5 mil empresas. Desse total, 601 são companhias de pequeno porte, 518 de médio porte e 381 de grande porte.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 12 de agosto de 2025.

Créditos da Noticias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *