SEEDF participa de seminário sobre gestão da aprendizagem – Secretaria de Estado de Educação

Evento reuniu Secretarias de Educação e especialistas internacionais

Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF

 

O encontro aprofundou discussões sobre os elementos que determinam a eficácia dos processos educacionais | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Na última semana, nos dias 11 e 12 de setembro, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (CDM), a Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), promoveu o primeiro encontro da série Diálogos Formativos – Gestão para a Aprendizagem.

 

O seminário inaugural, que abriu ciclo de quatro encontros, aconteceu no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília. Durante os dois dias de evento, aproximadamente 120 profissionais da educação se reuniram para compartilhar experiências e construir soluções conjuntas, incluindo representantes das Secretarias de Educação dos 27 estados brasileiros, técnicos especializados em currículo e avaliação, além de membros do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

A cerimônia de abertura contou com a participação de renomados especialistas internacionais. Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE, apresentou dados e evidências globais sobre gestão educacional, enquanto especialistas de Portugal e França compartilharam experiências e boas práticas desenvolvidas em seus respectivos países.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente nos dois dias e ressaltou a relevância do intercâmbio de conhecimentos. “A troca de experiências internacionais, especialmente sobre os desafios da aprendizagem no período pós-pandemia, oferece ideias valiosas que nos permitem adaptar soluções globais à nossa realidade local“, avaliou.

 

A secretária também destacou a necessidade urgente de implementar políticas educacionais que estimulem o protagonismo estudantil, citando como exemplos práticos o uso de portfólios pedagógicos e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integrem diferentes áreas do conhecimento.

 

O compromisso com o pacto pelo Brasil alfabetizado e o desenvolvimento de estratégias que conectem verdadeiramente a aprendizagem aos contextos reais dos estudantes representa um caminho essencial para despertar o interesse e a participação ativa dos jovens“, complementou.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a necessidade de implementar políticas educacionais que estimulem o protagonismo estudantil | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Perspectivas futuras

 

A programação da série Diálogos Formativos já prevê a continuidade dessa importante iniciativa. O próximo encontro está agendado para dezembro de 2025, tendo o estado de Alagoas como sede, enquanto o terceiro seminário ocorrerá em 2026, em local ainda a ser definido pelos organizadores.

 

O evento têm quatro eixos principais como guia: engajamento de estudantes na aprendizagem, aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores, uso de tecnologias digitais por professores e estudantes, e educação profissional e tecnológica em escolas de ensino médio.

 

 

 

 

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *