Sabor da Escola abre terceira edição com disputa entre merendeiros do Plano Piloto – Secretaria de Estado de Educação

Cerimônia reuniu convidados para o início da competição, que conta com 22 competidores em dois dias de prova

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Nesta etapa de seletiva da CRE do Plano Piloto, 22 merendeiros mostrarão seus talentos culinários | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Começou a melhor competição gastronômica da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nesta terça-feira (23), a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), promoveu a abertura oficial do concurso de merendeiros Sabor de Escola com a seletiva da Coordenação da Regional de Ensino (CRE) Plano Piloto.

 

O encontro contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, do secretário-executivo, Isaias Aparecido, e dos representantes da G&E Serviços Terceirizados, o presidente Guilherme Castelo Branco e o coordenador Saulo Freitas.

 

Que felicidade celebrar mais uma edição deste concurso, que dá visibilidade para as nossas merendeiras, que vão além da merenda e oferecem afeto, escuta e carinho aos estudantes das escolas públicas. Nós sabemos que nenhuma criança aprende com fome, e vocês garantem essa condição todos os dias”, prestigiou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

 

Nesta etapa de seletiva da CRE do Plano Piloto, 22 merendeiros mostrarão seus talentos culinários em dois dias de competições, preparando pratos com os alimentos que já fazem parte do cardápio escolar, como frutas, iogurte natural e diferentes tipos de proteína, totalizando mais de 60 itens disponíveis. A escolha dos dois melhores pratos desta CRE será anunciada na tarde de quarta-feira (24). Os melhores candidatos garantem suas vagas na semifinal.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também provou os pratos feitos nesta terça-feira (23) | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Escondidinho especial

 

Cozinheira e especialista em comida caseira, Ana Lúcia Barbosa de Oliveira, é merendeira há cinco anos no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 Norte. Ela inscreveu no concurso o prato “Escondidinho de inhame com frango desfiado”, pensado para incentivar os alunos a consumirem o tubérculo, muitas vezes rejeitado nas refeições.

 

Na escola as crianças tinham muita dificuldade de aceitar o inhame, então pensei em fazer algo gostoso, que pudesse acrescentar na saúde delas e, ao mesmo tempo, tivesse boa aceitação. Quando a gente incrementa e faz diferente, fica tudo gostoso, e eles comem bem melhor”, contou.

 

A merendeira, Ana Lúcia Barbosa, trabalha há cinco anos no CEF 410 Norte e preparou um “Escondidinho de inhame com frango desfiado” | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Juri técnico

 

A novidade da competição deste ano está na classificação. Os dois finalistas das 14 Regionais de Ensino do DF serão definidos pelo somatório de pontos das apresentações, e não mais pela escolha de um prato por turno. A banca de jurados será composta por dois nutricionistas, dois estudantes e um chefe de cozinha, avaliando desde o sabor até a criatividade e o valor nutricional das receitas.

 

Entre os jurados do primeiro dia da etapa do Plano Piloto está Victor Hugo, de 17 anos, aluno do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Cruzeiro. “Quero observar tudo, a começar pelo cheiro, a cor, a textura e o gosto. Estou pronto para experimentar cada alimento que chegar até nós”, disse.

 

Com mais de 23 anos de experiência no Japão e uma trajetória que inclui passagens por cozinhas brasileiras, italianas, peruanas e francesas, o chef William Masanori Nishimoto integra o júri do concurso na etapa Plano Piloto. Recém-chegado ao Brasil, ele tem desenvolvido trabalhos com insumos do Cerrado, como baru, cagaita e mangaba, e agora leva esse olhar para a avaliação da alimentação escolar.

 

Quero agregar o conhecimento que adquiri no Japão e em outros países, mas sempre pensando na combinação dos nutrientes, não só na proteína em si. É importante trazer mais variedade de verduras e sabores, para que a refeição escolar seja equilibrada e marcante também para as crianças”, pontuou.

 

Os estudantes do CEMI do Cruzeiro,  Victor Hugo, de 17 anos, e Arthur Henrique, 16, foram convidados para avaliar os pratos da CRE Plano Piloto | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Curso gratuito de gastronomia

 

O secretário-executivo da Secretaria de Educação, Isaias Aparecido, anunciou que os merendeiros terão a chance de fazer um curso técnico em gastronomia na Escola de Sabores, a partir do primeiro semestre de 2026. Serão 120 vagas gratuitas, com duração de um ano e prioridade para quem participa do Sabor da Escola.

 

Vamos oferecer um curso técnico de gastronomia gratuito para os merendeiros, com 120 vagas e duração de um ano. A prioridade será para quem está participando do concurso. É uma forma de valorizar ainda mais esses profissionais que cuidam da alimentação dos nossos estudantes”, explicou o gestor.

 

O Sabor de Escola

 

A terceira edição do Sabor de Escola vai reunir participantes de todas as 14 CREs do DF. O evento é uma iniciativa da SEEDF, em parceria com a G&E Serviços Terceirizados, empresa responsável pela gestão das cozinhas escolares e mão de obra que garante a merenda dos estudantes da rede pública. Os vencedores vão disputar uma premiação em dinheiro que chega a R$ 15 mil para o primeiro lugar.

 

Veja o cronograma das seletivas

23 e 24/09 →   CRE Plano Piloto (Escola de Sabores)
26/09 →   CRE Paranoá (Escola Técnica)
30/09 →   CRE Sobradinho (CEM 01)
02 e 03/10 →   CRE Planaltina (CEM 01)
07 e 08/10 →   CRE São Sebastião (CED Jardim Mangueiral)
10/10 →   CRE Santa Maria (Escola Técnica)
15/10 →   CRE Gama (CEM 02)
28/10 →   CRE Núcleo Bandeirante (Regional)
30 e 31/10 →   CRE Guará (CEM 01)
04/11 →   CRE Recanto das Emas (CEF 801)
06/11 →   CRE Samambaia (EC 425)
10 e 11/11 →   CRE Taguatinga (ETB)
13 e 14/11 →   CRE Ceilândia (Escola Parque)
17/11 →   CRE Brazlândia (Escola Técnica

 

Sabor de Escola - CRE Plano Piloto

 

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *