A Petrobras anunciou nessa sexta-feira (31/10) o aumento no preço médio do querosene de aviação (QAV) vendido para as distribuidoras.
A companhia informou que, a partir deste sábado (1º/11), haverá alta de 1,4% nos preços, em média, o que representa R$ 0,05 por litro acima do preço do mês anterior.
No entanto, segundo a Petrobras, no acumulado do ano, a redução é de 2,4% – um decréscimo de R$ 0,09 por litro, em relação ao preço do querosene de aviação em dezembro do ano passado.
Ao contrário da gasolina e do diesel, os ajustes nas tarifas do QAV são mensais, definidos por meio de contratos negociados com as distribuidoras.
Leia também
-
Petrobras anuncia redução no preço do gás natural para distribuidoras
-
Nubank bate Petrobras como empresa mais valiosa do Brasil. Veja top 10
-
Petrobras anuncia recorde em operação no pré-sal da Bacia de Santos
-
Aneel leiloa mil quilômetros de linhas de transmissão. Veja quem levou
Querosene de aviação
O querosene de aviação é o combustível que abastece aviões e helicópteros dotados de turbina a jato e turboélices. Seu principal uso é no transporte aéreo comercial.
O QAV produzido nas refinarias é vendido pela Petrobras apenas para as distribuidoras, que transportam e comercializam esses produtos para empresas de transporte aéreo ou para revendedores.
As distribuidoras e os revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos brasileiros e pelos serviços de abastecimento.











Leave a Reply