Em outubro, a Secretaria de Economia vai lançar o aplicativo MeuGDF, voltado exclusivamente para os servidores de toda a administração distr…
Em outubro, a Secretaria de Economia vai lançar o aplicativo MeuGDF, voltado exclusivamente para os servidores de toda a administração distrital | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
O aplicativo eGDF acaba de atingir a marca de 8 mil downloads, consolidando-se como uma ferramenta essencial para a população do Distrito Federal. Recentemente, a plataforma passou por uma atualização significativa que não só modernizou seu visual, mas também simplificou a navegação para os usuários. A seção mais popular entre os cidadãos, Administração 24h, permite a realização de uma série de denúncias e solicitações, como a remoção de animais mortos, o conserto de calçadas, a recuperação de bocas de lobo e o reparo na iluminação pública. “É o morador ajudando diretamente no cuidado com a cidade dele”, informa o texto da ferramenta. O aplicativo está disponível para download na Apple Store e na Play Store.
Além da ferramenta de denúncias, o eGDF oferece diversas funcionalidades em outras áreas. Na mobilidade, é possível fazer o pré-cadastro para o Cartão Mobilidade e acessar o DF no Ponto. Na saúde, o app facilita o agendamento de doações de sangue e acesso ao Meu SUS. Para quem busca assistência social, a plataforma permite o agendamento no Cras. Na área de educação, o usuário pode consultar o calendário escolar e iniciar a matrícula de crianças em creches. Já para questões tributárias, o aplicativo disponibiliza a emissão de IPVA, IPTU, DAR e certidão negativa. Para auxiliar os usuários, o eGDF conta com um chatbot, uma ferramenta de inteligência artificial que tira dúvidas sobre os serviços oferecidos.
Com a alta adesão ao eGDF, o Governo do Distrito Federal continua investindo em plataformas digitais para aprimorar a relação com o cidadão. Em outubro, a Secretaria de Economia lançará o MeuGDF, um aplicativo exclusivo para os servidores públicos. Essa iniciativa, em conjunto com o eGDF e a CentralDF (que inclui atendimento via WhatsApp, telefone e Portal do Cidadão), demonstra o compromisso do governo em centralizar e simplificar o acesso a serviços públicos, tornando a administração mais acessível e eficiente para todos. Além disso, o GDF quer intensificar a digitalização de toda a sua estrutura de gestão, com o objetivo de tornar a gestão pública mais inclusiva, eficiente, transparente, participativa e sustentável até o final de 2027.
Da redação Direto do Congresso *Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)
Leave a Reply