Mariana Lopes, 17 anos, aluna do CEM Paulo Freire, foi selecionada pelo programa Pontes para o Mundo
Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
A estudante Mariana Lopes com sua mãe, Márcia Regina, e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.
Educação que transforma sonho em realidade. Aos 17 anos, a estudante Mariana Lopes Campos, do Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, em Asa Norte, está prestes a viver uma experiência que promete transformar a sua vida. Ela foi selecionada para o programa de intercâmbio Pontes para o Mundo, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), e vai passar três meses no Reino Unido, aprimorando o inglês e conhecendo uma nova cultura.
Dedicada desde a infância, Mariana começou a aprender inglês ainda no sexto ano, no Centro Interescolar de Línguas (CIL) 2, na Asa Norte. O esforço agora será recompensado com a oportunidade de aplicar na prática o que aprendeu. “Eu estava muito ansiosa para saber para onde iria. Estou feliz demais e pronta para essa nova fase”, contou a aluna.
Leia também
O orgulho da família não cabe em palavras. A mãe, Márcia Regina Campos, trabalha como auxiliar de limpeza na Câmara Legislativa do DF e se emociona ao falar da filha. “A Mariana sempre foi nota dez. Eu comprava livros, lia com ela, incentivava muito, porque queria que tivesse o estudo que eu não tive. Hoje, ela está realizando não só o sonho dela, mas também o meu”, disse.
Acompanhamento
Para a auxiliar de limpeza, o intercâmbio é mais do que uma viagem, mas uma conquista de anos de dedicação. “Eu nunca criei meus filhos para ficar debaixo das minhas asas. Sempre incentivei a buscar os sonhos deles. A Mariana sempre foi muito estudiosa, e agora está colhendo os frutos”, completou.
O coordenador do programa, David Nogueira, vai acompanhar a turma durante os três meses no Reino Unido, dando apoio tanto pedagógico quanto pessoal aos estudantes. “Como é a primeira turma, a ideia é estar mais perto, para ajudar no que for preciso. Os alunos vão produzir relatórios, podcasts e vídeos sobre a experiência, fazendo uma relação com a realidade de onde vieram. Também vou visitar os colleges para ver de perto como eles estão se sentindo e para que possam conversar comigo com liberdade”, destacou.
Torcida em família

Emoção e clima de despedida: a família do estudante Enzo Cardoso marcou presença no último encontro dos alunos selecionados para o Pontes para o Mundo antes do embarque | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.
No sábado (23), foi realizado o último encontro com os 102 estudantes selecionados para o Pontes para o Mundo. Os alunos, que embarcam entre os dias 3 e 7 de setembro para o Reino Unido, foram reunidos no Teatro Nacional para o recebimento do kit viagem (mala, uniformes do programa, cartão e acessórios). A cerimônia celebrou o início da despedida dos viajantes com suas famílias.
O aluno Enzo Cardoso Gonçalves, 16 anos, do Centro Educacional (CED) 06 de Ceilândia, vai ter o prazer de comemorar o aniversário, em 9 de outubro, no País de Gales, para onde foi selecionado. Apaixonado por língua estrangeira desde criança, ele conta que começou a aprender o inglês com filmes e músicas.
“Eu assistia aos filmes americanos e ouvia as músicas e sonhava aprender a língua. Pedi para os meus pais, eles me colocaram em um curso particular, e depois segui no CIL de Ceilândia. Agora, com essa oportunidade, vou poder praticar lá fora e realizar um sonho”, contou empolgado.
A emoção também tomou conta da família de Enzo, que marcou presença no sábado já em clima de despedida. A mãe, a bancária Ana Lídia Cardoso dos Santos, fez questão de levar todos os parentes para celebrar a conquista. “Nunca pensei que mandaria meu filho para fora do Brasil com apenas 16 anos. É um presente para ele e para toda a família. Estamos com uma expectativa muito alta de que ele volte com muito conhecimento para agregar à sociedade também”, disse orgulhosa.
Leave a Reply