Estudantes do Pontes para o Mundo iniciam aulas no Reino Unido – Secretaria de Estado de Educação

No Cambridge Regional College, alunos assistiram à apresentação sobre o sistema de ensino britânico

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Os alunos da rede pública de ensino do DF foram recebidos por representantes das respectivas instituições e conheceram a estrutura dos colleges | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Começa uma nova fase para os 102 estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal que embarcaram para a vivência internacional Pontes para o Mundo em escolas britânicas. Nesta segunda-feira (08), eles tiveram o primeiro contato com a rotina acadêmica e conheceram a estrutura das instituições educacionais.

 

No Cambridge Regional College, escola onde circulam cerca de quatro mil alunos diariamente, o primeiro dia de aula foi marcado por uma apresentação sobre o sistema de ensino inglês e um tour pelas dependências do local. Os estudantes foram recebidos por representantes da instituição e também foram apresentados à área internacional, que é um programa de acolhimento para discentes intercambistas do mundo inteiro.

 

No Cheshire College South & West, em Cheshire, as alunas Emily Cristine Araújo, 16 anos, e Letícya Oliveira, 17 anos, compartilharam suas primeiras impressões sobre o college. “A equipe é muito atenciosa, e a escola parece ser bem legal. Acho que vamos fazer vários amigos e estou bem ansiosa para isso, porque quero melhorar meu inglês e conhecer muita gente daqui”, disse Emily.

 

Para Letícya Oliveira, o acolhimento na nova escola tem feito diferença. “Estou gostando bastante. Achei o ambiente muito bonito, e todo mundo é muito educado e atencioso com a gente o tempo todo. Minhas expectativas estão sendo atendidas, com certeza.”

 

As alunas Emily Cristine e Letícya Oliveira compartilharam suas primeiras impressões sobre o college | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Educação profissional

 

A diretora de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), Joelma Bomfim, destacou a importância da experiência internacional para os estudantes. Segundo ela, eles foram bem recebidos e puderam conhecer a estrutura das instituições educacionais, que contam com salas de aula e laboratórios preparados para o desenvolvimento de habilidades práticas.

 

O ensino profissional precisa ser voltado para a prática e para o mundo do trabalho. Além disso, desenvolver a língua inglesa é fundamental para a globalização e para o entendimento das profissões, permitindo o crescimento pessoal e abrindo portas em áreas de grande vivência profissional”, afirmou.

Escócia

 

Os alunos do Edinburgh College, na Escócia, foram recepcionados pela equipe da instituição e iniciaram as atividades com uma visita de ambientação. Durante o percurso, conheceram as instalações do campus, como a biblioteca, as salas de aula e a cantina. Na sequência, receberam orientações sobre a primeira semana de aula, além de dicas úteis sobre a cidade de Edimburgo. Ainda no período da manhã, participaram de duas atividades em sala: uma de produção de texto e outra de prática oral.

 

Após a programação, os estudantes foram acompanhados pela equipe da escola e pelas monitoras para o almoço na cantina. No período da tarde, realizaram um city tour pelo centro de Edimburgo, momento em que puderam se familiarizar com os principais pontos da cidade e aprender sobre as formas de locomoção no dia a dia.

 

Primeiro dia de aula dos estudantes de intercâmbio.

 

 

 

 

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *