Empresas que vendem cosméticos irregulares no DF viram alvo da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com  a Vigilância Sanitária do Distrito Federal, realizou, na terça-feira (1°/7), uma série de vistorias em clínicas de estética, farmácias de manipulação e distribuidoras de produtos médicos e cosméticos do DF. Até o momento, quatro empresas foram flagradas com irregularidades.

O objetivo da operação é verificar as condições sanitárias e a regularidade de estabelecimentos e produtos. Segundo a Anvisa, os estabelecimentos alvo desta etapa da Operação Estética com Segurança foram selecionados em razão de denúncias recebidas e em decorrência de suspeitas levantadas a partir de provas materiais apreendidas durante a primeira fase da operação, realizada em fevereiro deste ano.

Leia também

No DF, as equipes inspecionaram quatro empresas distribuidoras de produtos médicos. Duas foram intimadas a comparecer à  vigilância sanitária local para prestar esclarecimentos, já que nos atuais endereços fiscais das empresas não havia representante ou responsável legal, funcionando apenas um coworking. As empresas também deverão comprovar se funcionam apenas como comércio varejista ou se realizam outras atividades.

A terceira empresa inspecionada também precisará esclarecer suas condições de funcionamento, pois foi verificado que ela possui Autorização de Funcionamento (AFE) para importar e distribuir, mas nenhuma dessas atividades é exercida no cotidiano. Os fiscais realizaram a interdição cautelar de 340 unidades de produtos enquadrados como cosméticos, porém com regularização cancelada pela Anvisa.

A quarta empresa foi autuada por ausência de rastreabilidade e por não comprovar a origem dos produtos. Veja a lista dos produtos deste estabelecimento: 

Créditos da Notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *