Sediada em Brasília em 2025, a competição colocará em disputa 20 modalidades, dentre individuais e coletivas
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF
A delegação do Distrito Federal está animada e devidamente uniformizada para os Jogos da Juventude 2025 | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
A contagem regressiva para o início dos Jogos da Juventude 2025 chegou ao fim. A partir desta quarta-feira (10), o espírito esportivo toma conta de 4.700 estudantes-atletas que disputarão 20 modalidades esportivas na capital federal até 25 de setembro. Nesta terça-feira (9), as delegações de vários estados começaram a chegar à Brasília para realização do check-in nos hotéis e do credenciamento no evento.
Os estudantes-atletas da rede pública de ensino do Distrito Federal também deram entrada no hotel onde ficarão hospedados para iniciar a preparação para os Jogos.
Leia também
Com uma delegação de 235 pessoas, entre atletas, dirigentes e técnicos, o DF será o anfitrião do maior Jogos da Juventude realizado até agora. Ao todo, 180 atletas da rede pública e privada do DF, entre 15 e 17 anos, disputarão 19 modalidades esportivas.
As modalidades dos Jogos da Juventude deste ano são ciclismo, atletismo, tiro com arco, natação, tênis de mesa, esgrima, ginástica artística, wrestling, basquete, futsal, vôlei de praia, natação em águas abertas, triatlo, remo virtual, badminton, judô, handebol, vôlei, ginástica rítmica e taekwondo.
O chefe da delegação e gestor de Desportos da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), Marcelo Magalhães, revela a importância de ter estudantes da rede pública participando cada vez mais dos Jogos da Juventude.
“A ampliação da participação de estudantes da rede pública nos Jogos da Juventude representa um avanço importante. Esse movimento fortalece a inclusão, valoriza o talento dos jovens e reafirma o papel do esporte como ferramenta de formação cidadã e desenvolvimento educacional“, completou.
Promessas

Os estudantes-atletas do atletismo: da esquerda para a direita, Mariana Santos, 17 anos, do Colégio Barão do Rio Branco, Samuel Vinícius Costa, 17 anos, do CED 02 do Paranoá, Maria Luisa Leite, 17 anos, do CEM 01 do Paranoá e Henrique Alencar, 17 anos, do CED Darcy Ribeiro do Paranoá | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
Uma das promessas do atletismo do DF é o estudante Henrique Alencar, de 17 anos, do Centro Educacional (CED) Darcy Ribeiro, no Paranoá. Em 2024, ele conquistou a medalha de bronze nos 400m. Este ano ele vai brigar pelo ouro nos 800m e 3.000m rasos. Henrique está confiante “Agora eu estou em casa, então eu vejo isso como uma vantagem, já conheço o clima, já treino aqui”, disse.
Já a colega de equipe, a estudante-atleta, Maria Luisa Leite, de 17 anos, do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Paranoá, vê a participação nos Jogos da Juventude com um olhar especial. “Minha expectativa em 2025 é muito grande, já disputei nos dois anos anteriores e este é meu último ano, então estou me despedindo”.
História

Chegada dos atletas do DF ao hotel, onde ficarão concentrados para os Jogos da Juventude 2025. | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a primeira edição dos Jogos da Juventude aconteceu no Distrito Federal, no ano de 2000. De lá para cá, muitos atletas, hoje profissionais, passaram por essa experiência, dentre eles, Beatriz Souza e Sarah Menezes, campeãs olímpicas do judô; Alison dos Santos “Piu”, medalhista olímpico do atletismo; Caio Bonfim, também medalhista olímpico do atletismo; Fernando Scheffer, medalhista olímpico da natação; Rodrygo Goes, jogador de futebol da seleção brasileira e do Real Madrid, entre outros.
No ano de 2025, os atletas embaixadores, que também participam apoiando os estudantes-atletas e trocando experiências, são Bia Souza e Ketleyn Quadros no judô; Luisa Baptista para o triatlo; Rosângela Santos no atletismo; Bruninho no vôlei; Duda Amorim no handebol; Janeth Arcain no basquete; Bárbara Domingos na ginástica rítmica; Maria Clara Pacheco no taekwondo, Giullia Penalber no wrestling; Renato Rezende no ciclismo; Guilherme Toldo na esgrima; Agatha Rippel no vôlei de praia; Luccas Abreu no tiro com arco; Allan do Carmos nas águas abertas; Lígia Silva no Tênis de Mesa e Fabiana Silva no badminton.
Leave a Reply