Copom mantém linha-dura e fala em juros altos por “período prolongado”

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), não deu sinal de arrefecimento da política monetária, ao anunciar nesta quarta-feira (17/9) a manutenção da taxa básica de juros do Brasil, a Selic, em 15% ao ano – o maior patamar desde 2006. No comunicado emitido depois da decisão, às 18h30, o órgão voltou a falar em manutenção dos juros altos por “período bastante prolongado”.

Na nota, o Copom constatou que as expectativas de inflação para 2025 e 2026 apuradas pela pesquisa Focus caíram, mas permanecem em valores acima da meta (de 3% ao ano). Agora, elas se situam em 4,8% e 4,3%, respectivamente. Em 30 julho, na última reunião do Comitê, estavam em 5,1% e 4,4%.

A projeção de inflação do Copom para o primeiro trimestre de 2027, o atual horizonte relevante de política monetária, porém, não foi alterada desde o último encontro, permanecendo em 3,4%. Para o Copom, o “horizonte relevante” é o momento em que as decisões sobre a taxa de juros terão um efeito significativo na economia, especialmente na inflação.

“Período prolongado”

Para os integrantes da cúpula do BC, “o cenário atual, marcado por elevada incerteza, exige cautela na condução da política monetária”. “O Comitê seguirá vigilante, avaliando se a manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”, disse o Copom, no comunicado. “O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado.”

Cenários externo e interno

Em relação a julho, não houve alteração na análise macro do órgão sobre os cenários externo e interno. No primeiro caso, a avaliação é que o quatro segue incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos. No campo doméstico, o Copom considera que o conjunto dos indicadores de atividade econômica segue apresentando certa moderação no crescimento, mas o mercado de trabalho ainda mostra dinamismo. Ele observa que, nas divulgações mais recentes, a inflação mantém-se acima da meta.

Créditos da Noticias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *