A confiança do setor da indústria no Brasil registrou queda em outubro deste ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29/10) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Segundo o Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), houve um recuo de 0,7 ponto neste mês, para 89,8 pontos.
Em médias móveis trimestrais, o indicador registrou queda de 1,7 ponto, para 90,2 pontos.
Foi o sétimo mês de queda do indicador em 2025, segundo a FGV.
Por segmentos
Em outubro, confiança do setor industrial diminuiu em sete dos 19 segmentos pesquisados pela FGV.
O resultado refletiu a piora tanto nas avaliações sobre a situação atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses.
O Índice Situação Atual (ISA) recuou 0,8 ponto em entre setembro e outubro, para 94,2 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) cedeu 0,7 ponto, para 85,4 pontos – o pior resultado desde junho de 2020.
Análise
De acordo com Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre, “a confiança da indústria piorou pela sétima vez no ano, reforçando o sentimento de pessimismo no setor”.
“Nas avaliações sobre o momento atual dos negócios, preocupa o alto nível dos estoques na maioria dos setores. Quanto ao futuro, o sentimento de pessimismo é notado em todas as categorias de uso, sobretudo nas produtoras de bens duráveis que são mais sensíveis aos reflexos da política monetária contracionista”, afirma.
“O resultado da sondagem retrata à risca a complexidade do ambiente macroeconômico para o setor industrial que vem apresentando sinais de desaceleração da atividade no segundo semestre. Apesar da redução da incerteza e do bom momento do mercado de trabalho, a indústria segue pessimista e distante de um reaquecimento da demanda, indicando desaceleração nos últimos meses do ano”, conclui Pacini.












Leave a Reply