O evento aconteceu nesta terça-feira (7), em Uberlândia (MG); jogos seguem até 28 de outubro
Por Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF, enviado especial a Uberlândia (MG)
Os estudantes participaram do Desfile das Bandeiras na abertura dos JEB’s | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
O primeiro dia de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2025 começou com tudo, mas o torneio nacional para atletas sub-14 mais conhecido do país não é feito só de pressão e esforço físico na busca pelo pódio, mas também de diversão. Músicas, apresentações, shows e muita alegria marcaram a cerimônia de abertura, celebrada nesta terça-feira (7), que inicia oficialmente os jogos realizados em Uberlândia (MG).
O evento, sediado na Arena Sabiazinho, no coração da cidade, contou com a presença de milhares de estudantes- atletas, assim como de técnicos e dirigentes das delegações dos 26 estados e do Distrito Federal (DF). Considerado um dos principais espaços esportivos do país, o local é conhecido por sua multifuncionalidade, podendo receber jogos de diversas modalidades, além da capacidade para mais de seis mil pessoas nas arquibancadas.
A noite começou com os estudantes recebendo entusiasmadamente o JacaJEB’s, a mascote oficial da competição. O evento também contou com a presença de um robô gigante, da apresentação do grupo de torcida organizada Cheerleaders Sexy Lions, do time de Ginástica Artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), assim como da dança do Praia Clube C&A Dança e Grupo Jovem.
DF marca presença
O ponto alto da cerimônia foi o protagonismo de três estudantes da rede de ensino do DF. Henzo Brigatto, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 do Gama, que compete na modalidade vôlei de praia, e Giovanna Victória, do Colégio Seriös, atleta de vôlei, tiveram a oportunidade de representar a capital ao desfilarem com a bandeira e a placa com nome do DF.
Leia também
Para Henzo, estar no JEB’s é uma experiência única. “O sentimento ao levantar a placa na frente de todos os atletas foi de muito orgulho por representar cada um deles e cada modalidade“, disse.
Enquanto os colegas representaram a capital federal no desfile, a mesatenista Rafaela Menezes, do Colégio WGS, pôde iluminar o evento ao carregar a tocha. “Foi um sentimento muito bom estar representando o DF, minha escola, no meio de tanta gente. E ver todo mundo feliz, animado, é um sentimento incrível”, disse. Quando perguntada sobre como foi carregar a icônica tocha, a atleta respondeu: “É um pouquinho mais pesada do que eu achei que era”.

A estudante Rafaela Menezes, do Colégio WGS, carregou a tocha na cerimônia | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Início dos jogos
O dia foi marcado, também, pelo início das competições em seis modalidades. Na natação, os atletas do DF conquistaram medalha de bronze na categoria 100m costas feminino e bronze no revezamento 4x50m masculino. Já o vôlei de praia destacou-se com os times masculino e feminino, que garantiram vitórias sobre seus respectivos rivais, Bahia e Goiás. As competições continuam até o dia 28 de outubro em Uberlândia (MG).

A natação é uma das seis modalidades disputadas no primeiro bloco dos JEB’s 2025 | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Leave a Reply