Ações da China voltam a cravar máxima em 10 anos. Bolsas da Ásia sobem

As ações negociadas nas principais bolsas de valores da China voltaram a registrar o melhor desempenho dos últimos 10 anos no pregão desta sexta-feira (22/8), em meio a uma onda de otimismo dos investidores.

O índice de referência de Xangai terminou o dia em alta de 1,45%, aos 3,8 mil pontos, o patamar mais alto em uma década, desde agosto de 2015.

Na semana, o ganho acumulado dos papéis em Xangai foi de 3,5%. Trata-se do melhor resultado em quase um ano, desde novembro de 2024.

O índice CSI300, que reúne as maiores empresas listadas nas bolsas de Xangai e Shenzhen, subiu 2,1%, cravando o melhor desempenho em 10 meses. Somente nesta semana, a alta acumulada foi de 4,2%.

O índice Star50, que reúne ações do setor de tecnologia, disparou 8,6%.

Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 0,93%.

Leia também

Inteligência artificial em alta

O bom desempenho das ações negociadas nas bolsas chinesas nesta sexta-feira se deve, entre outros fatores, ao otimismo dos investidores em relação ao avanço da inteligência artificial (IA) doméstica, além do aumento da liquidez no mercado.

As ações ligadas à IA lideraram os ganhos do pregão, com avanço de 9,5% do CSI Semiconductor Industry Index e de 6,6% do CSI Artificial Intelligence.

As fabricantes de semicondutores Cambricon Technology e Hygon Information Technology dispararam 20%, quebrando um recorde histórico. A SMIC, gigante do setor, subiu mais de 14%.

Outras bolsas da Ásia

Em linhas gerais, os principais índices das bolsas de valores da Ásia fecharam em alta no último pregão da semana.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,05%, aos 42,6 mil pontos, praticamente estável.

Na Bolsa de Seul, o Kospi fechou em alta de 0,86%, aos 3,1 mil pontos.

A exceção ficou com o índice Taiex, em Taiwan, que recuou 0,82%, aos 23,7 mil pontos.

Créditos da Noticias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *