Por Adriana Machado, da Ascom SSP/DF
Iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), o programa Turminha Mais Segura foi reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como exemplo de excelência em políticas públicas de prevenção à criminalidade. O reconhecimento ocorreu durante o III Workshop de Gestão e Execução das Transferências Obrigatórias, do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), na quinta-feira (14).
Desde o lançamento, em abril de 2025, o programa financiado com recursos do FNSP já alcançou quase 3 mil pessoas, sendo a maioria crianças, por meio de apresentações teatrais, oficinas educativas e participações em eventos comunitários nas regiões com maior vulnerabilidade social.
As crianças aprendem enquanto se divertem com a Turminha mais Segura
“A Turminha Mais Segura reforça o compromisso com uma segurança cidadã, inclusiva e baseada em evidências. A iniciativa demonstra que é possível construir uma sociedade mais segura, com foco na prevenção, na educação e na formação de cidadãos conscientes desde a infância. Esse reconhecimento nacional comprova que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
O objetivo do III Workshop é aprimorar as habilidades, aprofundar os conhecimentos e trocar experiências. “É um evento esperado no calendário dos gestores técnicos de segurança pública em todo o país. Graças a ele, estamos evoluindo na administração do fundo de forma dialógica, respeitando as especificidades e as necessidades de cada ente”, ressaltou a diretora de Gestão do FNSP, Camila Pintarelli.
Prevenção
Com linguagem lúdica, abordagem pedagógica e personagens inspirados nas forças de segurança e na comunidade, o Turminha Mais Segura promove a construção de uma cultura de paz nas escolas públicas do DF. A proposta sensibiliza o público infantojuvenil sobre temas como cidadania, equidade de gênero, empatia e prevenção a diversas formas de violência, sem utilizar referências a armas, crimes ou temas sensíveis.
“A prevenção qualificada é parte fundamental da estratégia de segurança pública do Distrito Federal. Estamos investindo na formação cidadã, no diálogo e no fortalecimento de vínculos sociais como forma de enfrentar os fatores de risco e promover a inclusão social”, ressaltou a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira.
O coordenador do programa, Henrique Neuto Tavares, também destacou o impacto transformador da iniciativa: “Essa proposta mostra que a educação e a cultura podem ser grandes aliadas na prevenção à violência. O impacto nas escolas e nos eventos comunitários é imediato e inspirador”.

O projeto conta com linguagem lúdica, abordagem pedagógica e personagens inspirados nas forças de segurança e na comunidade
O programa ganha ainda mais relevância diante dos dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontam que 48,5% das vítimas de mortes violentas em 2024 tinham até 29 anos. “Esse dado reforça a urgência de ações como a Turminha Mais Segura, que atuam de forma antecipada e formativa, antes que o jovem seja exposto a contextos de risco”, completou a subsecretária.
Escolas públicas, privadas e organizações interessadas em receber as ações do Turminha Mais Segura podem entrar em contato pelo e-mail turminhamaissegura@gmail.com ou pelo telefone (61) 3441-8773.
Leave a Reply