Von der Leyen fala em “boa conversa” com Trump: “Queremos um acordo”

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, demonstrou otimismo em relação a um desfecho positivo das negociações comerciais entre o bloco e os Estados Unidos.

Nesse domingo (6/7), Von der Leyen disse que teve uma “boa conversa”, por telefone, com o presidente dos EUA, Donald Trump.

O objetivo da União Europeia (UE) é sacramentar um acordo com o governo norte-americano sobre as tarifas comerciais até quarta-feira (9/7), prazo estipulado inicialmente pela Casa Branca.

“Queremos chegar a um acordo com os EUA. Queremos evitar as tarifas. Acreditamos que elas causam dor. Queremos chegar a resultados em que todos ganhem, e não em que todos percam”, disse um porta-voz da Comissão Europeia, em entrevista coletiva, reproduzindo a posição de Von der Leyen sobre o assunto.

Acabaria justamente no dia 9 de julho a pausa de 90 dias nas tarifas impostas pelo governo dos EUA. Havia uma expectativa de que as taxas mínimas de 10% entrassem em vigor, mas Trump e o secretário de Comércio do país, Howard Lutnick, anunciaram uma nova data para que a cobrança tenha início.

Cartas serão enviadas nesta segunda-feira (7/7) aos parceiros comerciais dos EUA, mostrando os novos direcionamentos. Conforme o anúncio, agora, a nova data-limite para o tarifaço comercial entrar em vigor será 1º de agosto.

A nova data oferece aos países mais três semanas de alívio, mas também coloca os importadores em um longo período de incerteza devido à falta de clareza em torno das tarifas.

A Casa Branca está focando seus esforços diplomáticos em 18 parceiros que, juntos, representam mais de 90% do comércio internacional dos EUA. Entre esses países, estão Índia, Tailândia, Japão e os membros da UE.

Créditos da Noticias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *