As vendas de veículos no Brasil em setembro deste ano registraram um forte crescimento, na comparação com o mês anterior, mas os dados de produção de automóveis no país apontam para uma retração.
É o que mostram os dados divulgados nesta quarta-feira (8/10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
De acordo com o levantamento da entidade, as vendas de carros, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus tiveram um crescimento de 7,9% em setembro, em relação a agosto deste ano.
Já na comparação com setembro do ano passado, a alta foi de 2,9%. Foram vendidos 243,2 mil veículos no mês passado, segundo a Anfavea.
Produção recua
Por outro lado, de acordo com os dados da associação, a produção de veículos no Brasil recuou 1,5% em setembro, também na comparação com o mês anterior, para 243,4 mil unidades.
Em relação ao mesmo período de 2024, a produção subiu 5,8%.
“Atingimos, apesar disso, uma produção de 2 milhões de unidades nesta semana de veículos produzidos no Brasil. Essa marca, costumeiramente, só era atingida na segunda quinzena de outubro”, comemorou o presidente da Anfavea, Igor Calvet, ao comentar os resultados.
Segundo Calvet, “a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano restringe muito as operações do setor”. Além disso, observou o presidente da Anfavea, o fim do acordo comercial entre Brasil e Colômbia – que era o terceiro principal destino das exportações de carros brasileiros – também impactou o resultado.
Exportações
As exportações, que nos últimos meses vinham sendo alavancadas pelo crescimento do mercado interno na Argentina, avançaram 26,2% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.
No mês passado, de acordo com a Anfavea, foram exportados 52,5 mil veículos nacionais.
Leave a Reply