A luta pela valorização dos servidores da saúde segue em pauta. Diante da sobrecarga e das condições desafiadoras enfrentadas diariamente, garantir salários justos e dignidade profissional é também preservar a saúde mental e física de quem está na linha de frente cuidando da população.
Os servidores da GAPS reivindicam um reajuste de 15%, como forma de reduzir as perdas acumuladas ao longo dos anos e corrigir a defasagem que compromete a qualidade de vida da categoria.
Proposta apresentada
- Nível Médio: reajuste de 15%, dividido em duas parcelas — 7,5% em maio de 2025 e 7,5% em maio de 2026.
- Nível Fundamental: reajuste de 20%, dividido em duas parcelas — 10% em maio de 2025 e 10% em maio de 2026.
- Além disso, a proposta prevê a redução dos padrões de 25 para 18 para ambos os níveis, medida que pode trazer mais equilíbrio na estrutura da carreira.
Para os servidores, a valorização não é apenas uma questão salarial, mas também de respeito e reconhecimento. Ajustes justos garantem não só melhores condições de trabalho, mas também fortalecem o sistema de saúde como um todo.
Assim como no Setembro Amarelo, em que se reforça a importância de cuidar da saúde mental, é preciso lembrar que a valorização profissional também é uma forma de cuidado. Cuidar de quem cuida é preservar vidas.
Leave a Reply