A montadora japonesa Toyota, uma das maiores do mundo, anunciou nessa terça-feira (23/9) que vai adiar o lançamento do Yaris Cross, o SUV compacto que está chegando ao mercado.
De acordo com a montadora, o adiamento se deve aos severos danos causados pelas fortes chuvas da última segunda-feira (22/9) que atingiram a fábrica de motores da Toyota na cidade de Porto Feliz (SP), no interior paulista.
Segundo a companhia, a unidade é a responsável pela produção dos propulsores do novo modelo. O Yaris Cross será fabricado na unidade de Sorocaba (SP) da Toyota.
“Essa ocorrência impacta diretamente na produção da planta de Sorocaba, onde será fabricado o Yaris Cross. A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota e estamos alocando nossa atenção neste tema, acompanhando cuidadosamente a situação e oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local”, informou a montadora.
A fábrica da Toyota em Porto Feliz é a única na América Latina que produz motores para a companhia. Por causa da falta desses motores, a unidade em Sorocaba também suspendeu os três turnos de trabalho por tempo indeterminado.
O tamanho do estrago
De acordo com informações da Defesa Civil, foram registradas rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora, na última segunda-feira, em Porto Feliz, causando inúmeros danos em toda a cidade.
A força dos ventos arrancou a cobertura da fábrica da Toyota e provocou outros prejuízos.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu (SP), cerca de 30 funcionários sofreram ferimentos leves e foram atendidos – todos já receberam alta.
A Toyota confirmou que a unidade teve danos severos em sua estrutura. A montadora afirma que segue acompanhando a situação e oferecendo suporte aos funcionários e colaboradores que estavam no local.
“Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações neste momento”, diz a empresa, em nota.
Atualmente, a fábrica da Toyota em Porto Feliz conta com cerca de 800 funcionários. A unidade da empresa na cidade fornece motores para as plantas de Sorocaba e Indaiatuba (SP).
Leave a Reply