Seletivas do concurso de merendeiros Sabor de Escola começam na próxima semana – Secretaria de Estado de Educação

Primeira competição acontece na terça (23), na Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

O concurso chega à sua terceira edição e vai reunir participantes de todas as 14 regionais de ensino do DF | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Vai começar a melhor competição gastronômica das escolas públicas do Distrito Federal. O Sabor de Escola 2025 dá a largada na próxima semana, com o início das seletivas na Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Plano Piloto, em dois dias de competições, na terça-feira (23) e quarta. O concurso chega à sua terceira edição e vai reunir participantes de todas as 14 regionais de ensino do DF.

 

Na etapa do Plano Piloto, 24 merendeiros vão mostrar seus talentos culinários. Serão seis competidores por turno (manhã e tarde), preparando pratos com alimentos que já fazem parte da merenda escolar, como frutas, iogurte natural, diferentes tipos de proteína e mais de 60 itens do cardápio oficial. Na sexta, a disputa segue na CRE do Paranoá, na Escola Técnica da cidade.

 

A novidade deste ano está na forma de classificação. Os dois finalistas da regional serão definidos pelo somatório de pontos das apresentações, e não mais pela escolha de um prato por turno. A banca de jurados será composta por dois nutricionistas, dois estudantes e um chefe de cozinha, avaliando desde o sabor até a criatividade e o valor nutricional das receitas.

 

O concurso valoriza os nossos merendeiros, mostra a importância da alimentação escolar e ainda leva melhorias para as cozinhas das escolas. 

Fernanda Matheus, subsecretária de Apoio e Saúde do Estudante

 

Estamos muito animados para essa terceira edição. O concurso valoriza os nossos merendeiros, mostra a importância da alimentação escolar e ainda leva melhorias para as cozinhas das escolas. É uma oportunidade de transformar o dia a dia da comunidade”, destaca a subsecretária de Apoio e Saúde do Estudante (Suape), Fernanda Matheus.

 

Os vencedores do concurso vão disputar uma premiação em dinheiro que chega a R$ 15 mil para o primeiro lugar. As três escolas finalistas também receberão reformas e novos utensílios para modernizar suas cozinhas.

 

Cronograma das seletivas

CRE Escola Data
 Plano Piloto →  Escola de Sabores 23 e 24/09
 Paranoá →  Escola Técnica 26/09
 Sobradinho →  CEM 01 30/09
 Planaltina CEM 01 02 e 03/10
 São Sebastião →  CED Jardim Mangueiral 07 e 08/10
 Santa Maria →  Escola Técnica 10/10
 Gama →  CEM 02 15/10
 Núcleo Bandeirante →  Regional 28/10
 Guará →  CEM 01 30 e 31/10
 Recanto das Emas →  CEF 801 04/11
 Samambaia →  EC 425 06/11
 Taguatinga →  ETB 10 e 11/11
 Ceilândia →  Escola Parque 13 e 14/11
 Brazlândia →  Escola Técnica 17/11

 

 

 

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *