Secretaria de Educação do DF realiza aula inaugural do Enem Inclusivo e Especial 2025 – Secretaria de Estado de Educação

Edição conta com inovação tecnológica e preparação agora tem mais recursos de acessibilidade

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Estudantes participam da aula inaugural do Enem Inclusivo e Especial 2025, realizada no auditório do CESAS neste sábado (16) | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) representa, para milhares de jovens, a porta de entrada para o ensino superior. Pensando em garantir equidade de oportunidades a todos os estudantes da rede pública de ensino, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), lançou, neste sábado (16), a edição 2025 do projeto Enem Inclusivo e Especial, projeto que realiza aulões preparatórios para o Enem para estudantes com deficiência ou transtornos funcionais. A aula inaugural aconteceu no auditório do CESAS e marcou o início de uma jornada que seguirá com encontros aos sábados, até a data do exame.

 

O projeto Enem Inclusivo e Especial, realiza aulões preparatórios para o Enem para estudantes com deficiência ou transtornos funcionais.

 

O programa é resultado de um amplo esforço coletivo que envolve professores, gestores, estudantes e famílias, em um movimento de mobilização comunitária. “O Enem Inclusivo e Especial nasceu do coração da professora Vera Lúcia Barros, com um propósito muito simples e profundo: garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de chegar onde desejam. Cada detalhe foi pensado para os estudantes, desde as aulas com intérpretes de libras até o carinho e dedicação dos professores”, destacou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, durante a aula inaugural.

 

A edição deste ano trouxe uma novidade importante: a parceria com o Senac-DF, que permite o uso de uma plataforma digital totalmente acessível. O recurso amplia a autonomia dos estudantes ao disponibilizar conteúdos com tecnologia assistiva, legendas, audiodescrição e apoio de professores especializados. “Nosso diferencial é a acessibilidade integral. Queremos que cada aluno encontre um espaço de aprendizado seguro e inclusivo”, reforçou a subsecretária Vera Lúcia Barros.

 

Em 2025, o projeto conta com 41 estudantes matriculados especificamente no Enem Inclusivo e Especial, além de outros 50 atendidos pelo eixo de empregabilidade, que complementa a formação ao preparar os jovens para o mercado de trabalho. A proposta vai além do acesso ao ensino superior, contribuindo também para que esses estudantes conquistem independência e melhores oportunidades profissionais.

 

Professores e intérpretes de Libras acompanham os alunos nos encontros aos sábados, promovendo aprendizado inclusivo e motivador | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Mais oportunidades, mais sonhos

 

Exemplo disso é a trajetória de Luis Felipe Sales, ex-participante do projeto, que ingressou no curso de Jornalismo por meio do Enem e, recentemente, conquistou seu primeiro emprego com carteira assinada. “Não foi fácil, fiquei quase um ano desempregado depois de formado, mas graças ao apoio do programa consegui uma oportunidade. Hoje trabalho na área administrativa de um hospital e já penso em novos passos para o meu futuro”, contou.

 

Fiquei quase um ano desempregado depois de formado, mas graças ao apoio do programa consegui uma oportunidade. Hoje trabalho na área administrativa de um hospital e já penso em novos passos para o meu futuro.

Luis Felipe Sales, ex-participante do projeto

 

Com a experiência de quem já trilhou esse caminho, Luis Felipe também deixa um recado aos atuais estudantes do programa: “Para quem está começando no projeto, eu indico aproveitar ao máximo cada aula. Os professores e a equipe de apoio estão sempre prontos para ajudar, então não tenham vergonha de perguntar. Outra coisa importante é criar o hábito da leitura: ler todos os dias, revisar provas antigas, praticar exercícios e até usar técnicas de memorização, como a repetição. Também é fundamental cuidar da saúde, ter uma boa alimentação e reservar momentos de descanso, porque isso faz toda diferença na hora da prova. A dedicação vale a pena, porque os resultados chegam.”, destacou o ex-participante.

 

Ex-alunos do Enem Inclusivo e Especial conquistam espaço no mercado de trabalho, mostrando que a acessibilidade educacional também gera oportunidades profissionais e autonomia | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

O Enem Inclusivo e Especial também se firma como espaço de troca, apoio emocional e motivação. Professores e monitores dedicam os sábados para garantir que os estudantes tenham reforço, estímulo e confiança no caminho até a prova. Além de aulas de conteúdo, os encontros promovem orientações sobre autocuidado, rotina de estudos e técnicas de memorização. “A educação é a chave que abre portas, mas é o coração de vocês que decide atravessá-las”, afirmou Hélvia Paranaguá ao incentivar os alunos.

 

Mais do que preparar para um exame, o projeto representa um passo concreto rumo à universalização da educação pública, que acolhe as diferenças e valoriza talentos. “Nosso trabalho é mostrar que todos têm competências e capacidades, e que a inclusão é uma prática que transforma vidas. Sou muito grata a toda a equipe da Subin, aos professores, e a poder fazer parte desse acontecimento tão importante que é o Enem Inclusivo e Especial”, afirmou a subsecretária Vera Lúcia Barros.

 

A cada edição, mais estudantes conseguem avançar, realizar sonhos e transformar suas trajetórias, enquanto a Secretaria segue ampliando esforços para alcançar cada vez mais equidade no acesso ao ensino.

 


 

 

 

 

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *