Recorde após recorde: ações da China voltam a bater máxima em 10 anos

As ações negociadas nas principais bolsas de valores da China tiveram mais um dia de ganhos históricos, nesta segunda-feira (25/8), impulsionadas pela alta dos setores imobiliário e de terras raras, em um momento de grande liquidez no mercado.

O índice Xangai Composto terminou o pregão com ganhos de 1,51%, aos 3,8 mil pontos, cravando o maior patamar em uma década, desde agosto de 2015. Desde abril, o indicador registrou uma valorização acumulada de mais de 25%.

O Shenzhen Composto, por sua vez, fechou em alta de 1,8%, aos 2,4 mil pontos.

O índice CSI300, que reúne as ações das maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,08%, atingindo o nível mais alto em três anos, desde julho de 2022.

Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com ganhos de 1,94%.

Leia também

Setores imobiliário e de terras raras impulsionam índices

Diante da euforia do mercado, o volume de negócios nas bolsas de Xangai e Shenzhen ultrapassou a marca dos 3 trilhões de iuanes, o segundo melhor resultado desde outubro – quando um pacote de estímulo à economia anunciado por Pequim levou a um “rali” no mercado.

Entre os principais destaques do dia, está o setor imobiliário, que saltou 5%, alavancado pelo relaxamento das restrições à compra de casas em Xangai. A incorporadora China Vanke, por exemplo, disparou 10% no pregão.

O segmento de terras raras também subiu forte (+6,5%), alcançando o patamar mais elevado em quase quatro anos, desde o fim de 2021.

Outras bolsas da Ásia

Além da China, o mercado asiático, como um todo, terminou o dia com resultados positivos, com os investidores ainda repercutindo as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), Jerome Powell, que abriu caminho para a queda dos juros norte-americanos.

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou em alta de 0,41%, aos 42,8 mil pontos.

Em Seul, o Kospi subiu 1,3%, aos 3,2 mil pontos.

O índice Taiex, da Bolsa de Taiwan, avançou 2,16%, aos 24,7 mil pontos.

Créditos da Noticias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *