O Brasil registrou queda tanto na produção quanto na venda de veículos em junho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (7/7) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O que aconteceu
- Segundo o levantamento, a produção de veículos recuou 4,9% no mês passado, na comparação com o mesmo período de 2024, com 200,8 mil unidades produzidas no país.
- Em relação ao mês anterior, a queda foi ainda maior, de 6,5%.
- Os dados envolvem veículos como carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
- No acumulado do primeiro semestre deste ano, de acordo com a Anfavea, foram produzidos 1,23 milhão de veículos, o que correspondeu a um aumento de 7,8% em relação aos seis primeiros meses de 2024.
Leia também
-
ANTT identifica cobrança indevida em pátios de veículos, mas poupa servidor
-
Venda de veículos novos recua em junho, mas fecha 1º semestre em alta
-
IBGE: preços da indústria caem 1,29% em maio, maior recuo desde 2023
-
Indústria segue “patinando” e amarga queda na produção em maio
Vendas
Ainda segundo a Anfavea, o país registrou a venda de 212,9 mil veículos em junho, uma leve queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado (indicando uma acomodação do mercado, com relativa estabilidade).
Na base de comparação mensal, em relação a maio, houve queda de 5,7% nas vendas.
No acumulado do ano até junho, a alta é de 4,8%, com 1,2 milhão de veículos comercializados nos primeiros seis meses de 2025.
Exportações
O balanço da Anfavea mostra ainda que as exportações cresceram 75% em relação a junho do ano passado, com 50,7 mil veículos embarcados.
Por outro lado, em relação a maio deste ano, houve recuo de 1,7% nos embarques.
No acumulado entre janeiro e junho de 2025, o Brasil exportou 264,1 mil veículos, uma alta de 59,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
O principal destino das exportações de veículos brasileiros é a Argentina.
Leave a Reply