A produção de veículos no Brasil registrou queda em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9/9) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Segundo o levantamento da entidade, o recuo na produção de veículos no país, no mês passado, foi de 4,8%, na comparação anual. Foram comercializadas 247 mil unidades.
Em relação a julho deste ano, por outro lado, houve um crescimento de 3% na produção de veículos – entre os quais carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
No acumulado dos oito primeiros meses de 2025, o país registrou a produção de 1,743 milhão de veículos, o que representou uma alta de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Vendas
De acordo com os dados divulgados pela Anfavea, foram vendidos 225,4 mil veículos em agosto, uma queda de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na comparação mensal, em relação a julho de 2025, o recuo foi ainda maior, de 7,3%.
Mesmo assim, no acumulado do ano até agosto, as vendas de veículos no país registram crescimento de 2,8% em relação aos oito primeiros meses de 2024.
Exportações
Ainda segundo a Anfavea, o Brasil teve um crescimento das exportações de veículos em agosto, com a marca de 57,1 mil – alta de 49,3% em relação a agosto do ano passado.
Na comparação com o mês anterior (julho de 2025), o crescimento foi de 19,3%.
No acumulado deste ano, até agosto, foram exportados 378,2 mil veículos, o que representou uma alta de 55,9% em relação ao mesmo período de 2024.
O principal destino das exportações de veículos brasileiros continua sendo a Argentina.
Leave a Reply