Na 3ª edição de 2025, programa da Sejus-DF oficializou uniões gratuitamente, com direito a cerimônia, recepção e toda a estrutura preparada …
Na 3ª edição de 2025, programa da Sejus-DF oficializou uniões gratuitamente, com direito a cerimônia, recepção e toda a estrutura preparada pelo GDF
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília |
O entardecer deste domingo (14) marcou a celebração de 100 uniões na 3ª edição do Casamento Comunitário 2025, realizada na Concha Acústica do Lago Paranoá. Organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o evento teve como tema Primavera do Amor e ofereceu a estrutura completa para os noivos, incluindo decoração, trajes, maquiagem, bolo e até recepção com convidados.
A cerimônia contou com passarela de tapete vermelho, flores, palco para o enlace oficial e espaço para brinde e fotos. A novidade desta edição foi a recepção montada para familiares e amigos, com bolo, refrigerante, salgadinhos e frutas, graças ao apoio de voluntários e parceiros. “Agora, além da cerimônia, oferecemos a recepção. Todos puderam celebrar esse momento especial em um ambiente acolhedor”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância do projeto: “O Casamento Comunitário é o símbolo do amor e também da colaboração. Ver um sonho sendo realizado não tem preço”.
Histórias de amor emocionaram os presentes. A manicure Lauana de Carvalho, 49 anos, e o auxiliar de cozinha Francisco de Carvalho, 40, oficializaram uma relação de mais de 10 anos. “Tivemos essa oportunidade e abraçamos para viver feliz para sempre”, disse a noiva. Já Francisco destacou a relevância da iniciativa: “Viabiliza que pessoas de baixa renda tenham a chance de casar e ser feliz”.
O evento também reuniu casais que decidiram recomeçar. A autônoma Soraia Nery, 52 anos, casou-se novamente e elogiou a diversidade do projeto: “Aqui tem gente de todas as idades e realidades. É economia, mas também é inclusão”.
Instituído em 2021, o Programa Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de mil casais no DF, cobrindo taxas cartoriais e fornecendo toda a estrutura sem custo. Só em 2025, já foram três cerimônias: a primeira em março, no Pontão do Lago Sul, e outras duas na Concha Acústica. A última edição do ano será em 7 de dezembro.
As inscrições para participar estão abertas em unidades da Praça dos Direitos, do programa Na Hora e do GDF Mais Perto do Cidadão. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada, com análise da documentação.
Com informações da Agência Brasília
Leave a Reply