Foto: Arquivo/Agência Brasília A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu um passo importante no enfrentamento à violência de gênero com…

Foto: Arquivo/Agência Brasília
A Ouvidoria da Mulher, vinculada à Ouvidoria da PCDF, terá como principais atribuições receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações e sugestões, além de orientar as vítimas sobre seus direitos e o acesso aos serviços previstos em lei. A medida também visa contribuir para o aprimoramento das políticas internas da PCDF e integrar a instituição com outras entidades que trabalham na prevenção e no combate à violência contra a mulher. Segundo o ouvidor da PCDF, Raimundo Vanderly, a unidade representa um avanço no fortalecimento da escuta qualificada, oferecendo um canal seguro e humanizado para acolher as vítimas.
Para garantir um atendimento especializado e sensível, a portaria estabelece que a equipe da Ouvidoria da Mulher será composta, preferencialmente, por policiais femininas, que receberão capacitação em temas como gênero, direitos das mulheres, escuta ativa e acolhimento de vítimas. A função de Ouvidora da Mulher será exercida por uma delegada de polícia, com um mandato de um ano. A chefe da Assessoria Institucional da PCDF, Anie Rampon, ressalta que a criação da unidade reflete o compromisso da PCDF com uma atuação policial que vai além da repressão e investigação, reconhecendo seu papel como agente de transformação social e fortalecendo a confiança da população.
Da Redação do Direto do Congresso *Com informações da PCDF
Leave a Reply