Módulo escolar ampliará vagas na EC Morro da Cruz e no CIL de São Sebastião – Secretaria de Estado de Educação

Atividades de ambas as escolas seguem normalmente para todos os estudantes

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

A obra de expansão que beneficiará tanto a EC Morro da Cruz como o CIL de São Sebastião será realizada no Complexo Zumbi dos Palmares | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), cada vez mais engajada para ampliar a oferta de vagas em escolas da rede pública, trabalha na construção do módulo escolar que funcionará no Complexo Zumbi dos Palmares, abrangendo a Escola Classe (EC) Morro da Cruz e o Centro Interescolar de Línguas (CIL) de São Sebastião. A EC ganhará dois novos blocos com a construção de dez salas de aula, e, dessa forma, o CIL receberá de volta 12 salas para o turno matutino e oito para o turno vespertino.

 

É importante ressaltar que as duas unidades continuarão suas atividades normalmente, portanto, não haverá fechamento de qualquer instituição de ensino. A expectativa é de que, em 2026, a EC Morro da Cruz receba cerca de 600 estudantes, tanto para a educação infantil quanto para o ensino fundamental, ampliando de forma significativa a oferta de novas vagas nas regiões do Capão Comprido e de Morro da Cruz.

 

A coordenadora Regional de Ensino de São Sebastião, Grazielle Barrozo, ressalta como as novas vagas nessas instituições facilitarão a vida da comunidade. “A ampliação da oferta de vagas na Escola Classe Morro da Cruz e no CIL de São Sebastião representa um avanço significativo para a comunidade local. A EC Morro da Cruz poderá receber mais estudantes próximos às suas residências, atendendo, inclusive, mais crianças da comunidade indígena Warao, o que fortalece a inclusão e garante o direito de acesso à educação.”

 

No caso do CIL, a expansão possibilitará a concretização de um anseio da própria comunidade escolar: ampliar o número de vagas nos turnos matutino e vespertino, períodos em que há maior procura. Essa medida reforça a importância do aprendizado de uma segunda língua como instrumento de formação cidadã, de acesso a novas oportunidades e de valorização cultural para os estudantes da região”, explica Grazielle.

 

Ademais, também está em fase de estudo a execução da obra de um novo estacionamento no Complexo Zumbi dos Palmares, com capacidade para 100 vagas, acessibilidade para pedestres e motoristas. Hoje, o estacionamento compartilhado entre o CIL, EC Morro da Cruz e a Coordenação Regional de Ensino, dispõe de 80 vagas.

 

Destaca-se, ainda, que a implantação das salas modulares foi previamente comunicada à direção das duas escolas, à Novacap, à Subsecretaria de Infraestrutura Escolar (Siae) e à Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião, conforme documento formalizado.

 

Dessa forma, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal reforça que haverá a expansão da oferta de vagas tanto no CIL, quanto na Escola Classe Morro da Cruz, além da melhoria da infraestrutura escolar e do atendimento à comunidade de São Sebastião, garantindo a continuidade e o fortalecimento das ações educacionais em São Sebastião.

 

 

 

 

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *