O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutcnik, um dos aliados mais próximos do presidente norte-americano Donald Trump, fez coro ao republicano e defendeu, nesta terça-feira (26/8), a saída imediata do cargo de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA).
Na véspera, Trump usou as redes sociais para anunciar a demissão de Cook da autoridade monetária por uma suposta fraude em contratos de hipoteca. A diretora do Fed nega as acusações, diz que Trump não tem autonomia para demiti-la e afirma que permanecerá no posto.
“A Sra. Lisa Cook precisa ser respeitosa com o país neste momento e ir embora. Ela deve sair e rezar, pedindo a Deus para que a polícia não vá buscá-la”, disse Lutnick, em entrevista à CNBC.
A demissão
Em um comunicado publicado em seu perfil na Truth Social, o presidente dos EUA afirmou que Cook teria feito “declarações falsas” em contratos de hipoteca.
“O povo americano precisa ter plena confiança na honestidade dos membros encarregados de definir a política e supervisionar o Federal Reserve”, completou Trump.
Na semana passada, Trump havia mencionado um pedido do chefe da Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA (FHFA, na sigla em inglês) para que o Departamento de Justiça dos EUA investigasse a diretora do Fed pela eventual fraude.
O presidente do conselho da FHFA, Bill Pulte, disse que Cook teria cometido a fraude ao designar um condomínio como residência principal apenas duas semanas depois de tomar um empréstimo para uma outra casa de sua propriedade no estado do Michigan.
“Quando alguém comete fraude hipotecária, prejudica a fé e a integridade do nosso sistema. Não importa quem você é: ninguém está acima da lei”, escreveu Pulte em publicação no X (antigo Twitter).
Leia também
-
“Não vou renunciar”, diz diretora do BC dos EUA demitida por Trump
-
Trump demite diretora do banco central dos EUA e a acusa de fraude
-
Dólar passa a subir e Bolsa cai com Lula, inflação e “furacão Trump”
-
Fed: Powell abre caminho para corte de juros nos EUA em setembro
O que diz Lisa Cook
Lisa Cook faz parte do Conselho de Governadores do Fed, que é composto por sete membros. Ela também participa do comitê de 12 integrantes responsável por definir a política monetária dos EUA.
Cook foi indicada ao Fed em 2022, pelo então presidente dos EUA, Joe Biden. Ela foi a primeira mulher negra a assumir o posto.
Segundo Cook, em uma declaração reproduzida por seus advogados, “não há motivo legal” para a demissão.
“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, afirmou a diretora do Fed.
“Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”, completou.
Segundo o advogado de Cook, Abbe David Lowell, “todas as medidas necessárias” contra a decisão de Trump serão tomadas “para impedir a tentativa de ação ilegal”.
Leave a Reply