Lula cobra fiscalização para impedir que postos vendam gasolina mais cara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou, nesta sexta-feira (4), mais fiscalização por parte dos órgãos competentes para que os descontos no preço da gasolina vendida nos postos de combustíveis sejam repassados aos consumidores.

“É preciso que esses órgãos que têm a função de fiscalizar não permitam que nenhum posto de gasolina neste país venda gasolina mais cara do que aquilo que é o preço que ela tem quer vender, e muito menos óleo diesel. Não é possível que a Petrobras anuncie o desconto de um centavo e esse desconto não chegue para o consumidor”, afirmou.

AGU pede investigação

Na quinta (3), a AGU (Advocacia-Geral da União) pediu ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), à PF (Polícia Federal) e a outros órgãos de controle uma investigação sobre “práticas anticoncorrenciais” nos preços dos combustíveis.

Segundo a advocacia, há indícios de que os distribuidores e revendedores não estariam repassando ao consumidor as reduções de preços praticadas pelas refinarias.

O pedido de investigação também foi encaminhado à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e ainda à Procuradoria Nacional da União de Patrimônio Público e Probidade, unidade da AGU vinculada à PGU (Procuradoria-Geral da União).

*Sob supervisão de Mayara da Paz

Por Por Brasília

Fonte CNN Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *