Limpeza pública do DF recebe cerca de R$ 2 milhões em investimentos

A partir de 2024, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF) deu um passo significativo rumo à transformação digital com investimentos que somam quase R$ 2 milhões. Esses recursos foram alocados para modernizar a infraestrutura tecnológica da autarquia, visando a aprimorar a eficiência operacional e a transparência na gestão dos serviços de limpeza pública e gestão de resíduos, que são essenciais à população.

Os principais investimentos foram para o desenvolvimento de sistemas que ampliam a transparência e geram ganhos operacionais e ambientais, como a ferramenta que registra e controla as diversas fiscalizações promovidas pelo SLU e facilita a comunicação com as unidades operacionais da autarquia, e o sistema que registra os resíduos que entram nos pontos de entrega voluntária (PEVs), conhecidos como papa-entulhos, destinados ao recebimento de resíduos da construção civil, podas, volumosos (móveis) e recicláveis.

Além disso, o SLU renovou o contrato com a empresa especializada na manutenção e desenvolvimento de ferramentas estratégicas, como o Sistema de Monitoramento de Limpeza Urbana (Simlur), que utiliza dados geográficos para comparar a execução real dos serviços com o planejamento previamente definido. 

“Além de assegurar a continuidade dos sistemas em uso, o investimento permite a ampliação da capacidade de análise espacial do SLU, fortalecendo o uso de inteligência geográfica na formulação de políticas públicas”, afirma a diretora de Tecnologia e Inovação do SLU, Fabiana Ribeiro. “Isso inclui o mapeamento e acompanhamento de pontos de descarte irregular de resíduos, a otimização das rotas de coleta com base na malha viária do Distrito Federal e a geração de indicadores de desempenho que embasam decisões estratégicas.”

Tecnologias a serviço da população

Dentro da proposta de modernização tecnológica da limpeza urbana do DF, o SLU tem utilizado nos últimos anos sistemas e ferramentas que auxiliam na execução dos serviços e no monitoramento deles.

Exemplo disso é o aplicativo para smartphone SLU Coleta DF, que permite aos cidadãos acompanhar, em tempo real, a rota dos caminhões durante as coletas convencional e seletiva,  além de acessar informações sobre os dias e os horários das coletas de acordo com a localização do dispositivo móvel. O principal objetivo da ferramenta é aproximar os cidadãos dos serviços de limpeza urbana, facilitando o descarte correto de resíduos. A aplicação também oferece uma série de funcionalidades que tornam o descarte de resíduos mais simples e eficiente.

Além disso, para monitorar os serviços prestados pelas empresas terceirizadas, o SLU utiliza sinais de GPS nos caminhões de coleta e até em serviços de varrição manual e mecanizada. Assim, a autarquia verifica, com precisão, se o serviço foi prestado de forma adequada, no dia e horário determinados. Também há integração entre o monitoramento interno e o aplicativo SLU Coleta DF, permitindo que a população acompanhe a prestação dos serviços em tempo real.

“Essas iniciativas — o aplicativo e o monitoramento via GPS — estabelecem um ciclo de transparência e qualidade entre SLU, prestadores de serviço e população”, avalia Fabiana Ribeiro. “O cidadão é informado com antecedência sobre a coleta, pode monitorá-la em tempo real e confirma sua realização, enquanto a autarquia assegura a fiscalização efetiva da execução dos serviços.” A gestora lembra que essa iniciativa está alinhada às metas do Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pdgirs), que prevê a redução significativa do descarte irregular como um dos seus objetivos estratégicos.

Futuro digital

O SLU planeja expandir ainda mais as soluções tecnológicas em 2025, com projetos inovadores para aumentar a eficiência, a sustentabilidade, o aprimoramento da fiscalização e a qualidade dos serviços de limpeza urbana e gestão de resíduos no DF. Há estudos voltados ao uso de tecnologias para o monitoramento sistemático de áreas de descarte irregular de resíduos domiciliares, resíduos de construção civil e volumosos (móveis usados).

“As soluções planejadas incluem o uso de tecnologias como sensoriamento remoto, câmeras inteligentes, cruzamento de dados geoespaciais e, potencialmente, o uso de algoritmos de inteligência artificial para identificar padrões de descarte e prever áreas de risco”, detalha a diretora Tecnologia e Inovação do SLU. “Essas ferramentas tecnológicas permitirão ao SLU direcionar melhor seus recursos, ampliar a eficiência da fiscalização e melhorar as condições de saneamento e limpeza urbana no território do DF, promovendo impactos positivos diretos à saúde pública e à qualidade de vida da população.”

*Com informações do SLU

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/SLU

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