Lago Sul ganhará novas calçadas acessíveis, praça e estacionamentos reorganizados

A região entre a QL 2 e a QI 1 do Setor de Habitações Individuais Sul (SHIS), no Lago Sul, passará por uma requalificação urbana com foco em oferecer mais acessibilidade, conforto para os pedestres e a reorganização dos espaços públicos. A área de 28.005,92 m² ganhará calçadas acessíveis, o plantio de árvores para sombreamento, uma nova praça e a readequação de dois estacionamentos próximos, com o objetivo de melhorar a circulação de pessoas e veículos.

As novidades estão previstas no Projeto de Sistema Viário (SIV) n° 149/2022, aprovado pela Portaria n° 109, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira (2).

A proposta prevê que a requalificação se estenda a partir da QI 1, lote 1, passando pela antiga sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reorganizando os estacionamentos e áreas públicas que cercam o lote B da QI 1 e a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, reformando a calçada até as paradas de ônibus na via principal.

Ao todo, serão construídos 3.194,69 m² de calçada de concreto, que ligarão o entorno imediato dos lotes aos pontos de ônibus. Áreas com desníveis e travessias de pedestres serão conectadas por rampas, facilitando o trânsito de idosos, cadeirantes, carrinhos de bebê e de compras.

Quanto aos estacionamentos da antiga sede do CNPq e da paróquia, a ideia é criar uma conexão de pedestres entre eles, facilitando a circulação e o acesso. A intervenção busca integrar os estacionamentos com uma calçada acessível contínua, permitindo um percurso integrado pela região.

Com as medidas, os dois estacionamentos serão reorganizados, com o fluxo de entrada e saída em sentido único, pelas vias próximas à paróquia. Dessa forma, serão oferecidas, no total, 410 vagas regulares de estacionamento público, incluindo para pessoas com deficiência (PcD), idosos, motocicletas, bicicletas, ônibus e viaturas do Corpo de Bombeiros. Além disso, novos canteiros serão criados com o objetivo de sombreamento das vagas.

Dentro do estacionamento da antiga sede do CNPq será construída uma nova praça de 172 m², que terá bancos de concreto, lixeiras e um pergolado coberto por plantas trepadeiras, para tornar o ambiente mais acolhedor. Algumas das árvores existentes ficarão em volta da praça, criando um espaço agradável de permanência.

A iniciativa faz parte de uma medida mitigadora e compensatória pelos impactos causados pelo empreendimento na região. O empreendedor é responsável pelo projeto e pelas obras no local, considerando as diretrizes fornecidas pela Seduh e os estudos da Administração Regional do Lago Sul, que é co-autora da iniciativa e responsável por iniciar o processo.

“Esse projeto traz um benefício grande à população, sobretudo no Lago Sul, onde vivem muitos idosos. Sempre que é possível fazer uma medida mitigadora, o empreendedor fica responsável pela obra, trazendo como principal foco a melhoria na qualidade de vida das pessoas que moram na região”, destacou o secretário de Governo, José Humberto Pires.

Próximos passos

Após a publicação no DODF, o projeto passará por trâmite interno na Seduh. Depois, a iniciativa será apresentada pela empresa em uma exposição pública na própria região administrativa, permitindo à população do Lago Sul compreender melhor o que será implantado como medida de mitigação. Após a exposição pública, o interessado deverá solicitar à Seduh a Licença de Obra de Urbanismo em Área Pública.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF)

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/Google Street View

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *