Jovem de 14 anos se torna figura conhecida em eventos políticos do Entorno e admira trabalho de Daniel Vilela

Jovem de 14 anos se torna figura conhecida em eventos políticos do Entorno e admira trabalho de Daniel Vilela

Aos 14 anos, Glauber Melo, conhecido nas redes sociais como Glaubinho, já é presença frequente em eventos políticos no Entorno do Distrito Federal. Estudante do ensino médio na Escola Sesi, em Luziânia (GO), ele acompanha autoridades goianas há cerca de dois anos e afirma que pretende, no futuro, ingressar na vida pública.

Nos bastidores de solenidades e agendas oficiais, Glaubinho chama atenção pelo estilo, geralmente com trajes sociais ou esporte fino e pela desenvoltura ao circular entre parlamentares, assessores e lideranças. Ele tenta conciliar os compromissos políticos com a rotina escolar.

Entre os nomes que diz admirar está o vice-governador Daniel Vilela (MDB). “Eu admiro muito ele pela elegância, compromisso e humildade com as pessoas e também pelo trabalho que faz no Entorno e por todo o Goiás”, afirma.

O jovem afirma que começou a acompanhar políticos após a campanha de 2024, no gabinete do prefeito Diego Sorgatto (UB), e depois do período eleitoral, ele diz que passou a participar de solenidades e eventos, o que aumentou ainda mais o interesse pelo meio político.

Ele diz se inspirar no deputado federal Célio Silveira (MDB), o governador Ronaldo Caiado (PSD) e o vice-governador Daniel Vilela e planeja iniciar a trajetória representando a cidade onde nasceu e foi criado, que é Luziânia, no Entorno do DF. Ele fala com naturalidade sobre bastidores da política, influência de campanhas e planos para o futuro. Durante o discurso das autoridades, Glauber ouve atento cada fala e avalia pontos importantes e faz críticas, sugerindo o que o parlamentar deveria mencionar.

Questionado sobre como consegue se aproximar de figuras políticas, Glauber resume a estratégia em uma palavra: network.  Ele afirma que a principal ponte para essas conexões foi o deputado federal Célio Silveira, a quem chama de padrinho político. “Quem abriu essas portas para mim foi o Célio. Eu só entrei com a cara e com a coragem”, disse.

Glaubinho tem “carta verde” e vai ao lado dos políticos, sobe no palco, acessa área reservada, tudo a convite dos parlamentares. E todo o material é publicado em suas redes sociais, que tem mais de 16 mil seguidores, com o intuito de inspirar mais jovens a buscar a mudança. “Já tive umas duas oportunidades de estar também com o ex-governador Arruda, uma delas no evento de filiação do PSD, em Brasília”, acrescenta.

Influência familiar

Apesar de ter nascido e sido criado em Luziânia, no bairro Santa Luzia, Glauber afirma que a política já faz parte da história da família — mas fora de Goiás.  Segundo ele, parentes no Maranhão já ocuparam cargos públicos, como vereador, prefeito e deputado, principalmente na cidade de Rosário do Maranhão.

Ao falar sobre inspirações, o jovem cita o deputado federal Célio Silveira como principal referência. “É raro você encontrar uma pessoa para falar mal dele. É sempre muito bem falado, muito bem elogiado”, afirmou.

Além dele, Glauber também diz admirar o prefeito Diego e nomes da política goiana como Daniel Vilela e Ronaldo Caiado, que ele descreve como políticos com “trajetória” e “respeito”. “São grandes nomes na política que nunca pisaram em ninguém. Pessoas nota 10”, disse.

Oportunidades

Mesmo falando com convicção sobre o desejo de entrar na política, Glauber afirma que ainda pensa em ter uma formação superior. Entre elas, a principal é cursar engenharia civil, por considerar que a área pode ajudar na gestão pública e na compreensão de obras. “Se eu quiser seguir uma carreira política, eu teria noção de obras e isso facilita a vida de um gestor”, explicou.

Ele reconhece que ainda tem um tempo pela frente, pelo menos mais 4 anos para poder concorrer candidatura de vereador e para pleitos majoritários: prefeito, deputado e presidência, só com 21 anos de idade. Pelas contas do próprio estudante, o objetivo seria a partir de 2032, quando teria idade para concorrer.

Se seguir mesmo o caminho político, Glauber diz que a ideia inicial é começar pela cidade onde nasceu e cresceu. “Eu pretendo começar representando Luziânia. Aí futuramente, quem sabe, expandir os planos”, afirmou.

Ao falar sobre a cidade, ele define Luziânia como parte essencial da própria história. “Representa alegria, felicidade, momentos com os amigos. Foi nessa cidade que eu cresci e fui criado”, disse.

Apoio dos colegas e da família

Na escola, Glauber afirma que a maioria dos colegas reage de forma positiva e com incentivo. “Eles falam: ‘vai ser meu prefeito, meu presidente’. Eles têm uma visão respeitosa de apoio”, contou. Ao final da entrevista, Glauber, aproveitou para agradecer aos pais que acreditam nele e apoiam a sua iniciativa de acompanhar os políticos.

Publicar comentário