O presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), Jerome Powell, afirmou nesta terça-feira (23/9) que o impacto do tarifaço comercial imposto pelo governo do presidente norte-americano Donald Trump a produtos exportados por diversos países tem sido modesto, ao contrário de projeções iniciais feitas por analistas do mercado.
As declarações de Powell foram dadas durante participação em um evento no estado de Rhode Island. A fala do chefe da autoridade monetária era aguardada com grande expectativa pelo mercado financeiro.
Segundo Powell, os maiores atingidos pelas tarifas não foram os estrangeiros, mas os importadores e varejistas dos EUA.
“Até este momento, eles não estão repassando aos consumidores grande parte do custo. Portanto, os efeitos reais sobre a inflação têm sido bastante modestos”, afirmou o presidente do Fed.
Sem riscos à estabilidade financeira
Durante o discurso, Jerome Powell também descartou a possibilidade de a estabilidade financeira dos EUA estar sob risco, em meio ao forte desempenho das ações das empresas.
“Não estamos em um momento de riscos elevados para a estabilidade financeira”, disse o presidente do Fed.
“Acho que, se você observar alguns preços, eles estão elevados em relação aos níveis históricos. Não temos como meta nenhum nível de preços para ativos financeiros específicos”, completou Powell.
Mais cortes de juros não estão garantidos
Em seu pronunciamento, o presidente do BC dos EUA não assegurou que a autoridade monetária fará mais cortes de juros nas próximas reuniões.
Em seu último encontro, na semana passada, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed cortou os juros em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4% e 4,25% ao ano. Foi a primeira redução da taxa de juros nos EUA neste ano.
A maior parte dos analistas do mercado espera que o Fed faça mais dois cortes de 0,25 ponto percentual ainda em 2025. Segundo Powell, no entanto, ainda é cedo para esse tipo de prognóstico.
“Os riscos de curto prazo para a inflação estão inclinados para cima e os riscos para o emprego, para baixo. É uma situação desafiadora”, disse o presidente do Fed.
“Quando nossos objetivos estão em uma tensão como esta, nossa estrutura nos chama para equilibrar ambos os lados de nosso mandato duplo”, completou Powell.
Leave a Reply