Gripe aviária: animal sacrificado fazia parte do plantel do Zoo do DF

O Zoológico de Brasília ficará fechado por mais tempo após suspeita de uma nova infecção por gripe aviária ser identificada. Desta vez, um emu apresentou sintomas compatíveis com a doença e precisou ser sacrificado. Nesta quinta-feira (12/6), amostras da ave foram encaminhadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Até o resultado dos exames, o Zoo permanecerá fechado.

O emu é uma ave de origem australiana. De acordo com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), o animal apresentou sintomas neurológicos e piora no quadro clínico. Assim, as equipes da pasta optaram por realizar a eutanásia nele.

Leia também

Esse é o segundo caso suspeito de gripe aviária no DF este ano. O primeiro caso foi em um irerê — uma espécie de pato — que não fazia parte do plantel do Zoo, mas foi encontrado sem vida dentro do local.

Até o momento, não foram observadas alterações comportamentais ou clínicas em outras aves e animais do zoológico. No entanto, segundo a Seagri, a manutenção da interdição é “essencial para garantir o controle epidemiológico e a segurança sanitária da fauna local”.

Entenda o que é a gripe aviária

  • Também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos, no entanto, com um baixo risco.
  • Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.
  • Todas as suspeitas de gripe aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária.

7 imagensZoológico de Brasília está fechado para visitantes Caso confirmado de gripe aviária faz Zoo de Brasília fechar Zoológico de Brasília segue fechado após confirmação da morto de irerê por gripe aviáriaFuncionários passam a usar máscaras após suspeita de gripe aviária no Zoo de BrasíliaZoológico de Brasília é fechado por suspeita de casos de gripe aviáriaFechar modal.1 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles2 de 7

Zoológico de Brasília está fechado para visitantes

Isabella Wagner/Metrópoles3 de 7

Caso confirmado de gripe aviária faz Zoo de Brasília fechar

Isabella Wagner/Metrópoles4 de 7

Zoológico de Brasília segue fechado após confirmação da morto de irerê por gripe aviária

Isabella Wagner/Metrópoles5 de 7

Funcionários passam a usar máscaras após suspeita de gripe aviária no Zoo de Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto6 de 7

Zoológico de Brasília é fechado por suspeita de casos de gripe aviária

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo7 de 7

DF confirmou primeiro caso de gripe aviária após ave ser encontrada morta no Zoológico de Brasília

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Créditos da Notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *