Formandas do Programa Mulheres Mil celebram conquista – Secretaria de Estado de Educação

Cerimônia na Casa da Mulher marcou a conclusão dos cursos em Ceilândia

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), a cerimônia de formatura de mulheres participantes do Programa Mulheres Mil | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), a cerimônia de formatura de mulheres participantes do Programa Mulheres Mil, realizada na Casa da Mulher, em Ceilândia, um espaço público voltado ao acolhimento, atendimento e empoderamento feminino. O evento encerrou a etapa de qualificação profissional das turmas dos cursos de Camareira em Meios de Hospedagem e Modelista.

 

Retomado em 2023, o Programa Mulheres Mil, uma parceria da SEEDF com a Secretaria da Mulher e com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC), já qualificou mais de 3 mil mulheres. O objetivo entre 2025 e 2026 é oferecer mais 540 vagas de qualificação profissional para mulheres do Distrito Federal em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões periféricas.

 

As mulheres beneficiadas no DF em 2025 tiveram acesso aos seguintes cursos: Brigadista Particular, Camareira em Meios de Hospedagem, Masseiro e Modelista. Os cursos foram estruturados para atender às demandas do mercado e aproximar a qualificação da realidade das estudantes. Nas formaturas realizadas nesta semana, 80 mulheres receberam certificação nos cursos.

 

A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, participou da cerimônia | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, ressaltou que a formatura realizada nesta quinta (14), em Ceilândia, integra um esforço maior. “Tivemos nesta semana também as formaturas de turmas no Gama e em Planaltina. O programa em parceria com a Secretaria da Mulher representa a intersetorialidade no governo, com educação e políticas para mulheres atuando juntas para melhorar a vida de quem mais precisa”, destacou a gestora.

 

Mudanças de vida

 

No Distrito Federal, a iniciativa tem ampliado as oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo feminino, contribuindo para reduzir desigualdades. Maria Cavalcante, 67 anos, formanda do curso de Modelista, afirma que “o curso veio para acrescentar muito“. Costureira desde os 11 anos, ela contou que sempre dependia de uma tia para cortar as peças, mas agora domina também essa etapa. “Aprendi modelagem e costura reta, e hoje consigo cortar e confeccionar um vestido sozinha”, celebrou.

 

A colega Magda da Silva, 52 anos, formanda do curso de Camareira em Meios de Hospedagem também elogiou a formação. “Com certeza é um curso completo e maravilhoso, ainda mais para quem já passou dos 50”, contou. Para ela, a qualificação amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, inclusive para mulheres com mais idade. “O curso vai abrir portas não só para mim, mas para outras mulheres também. Já tenho experiência na área, e essa formação foi um aperfeiçoamento”, comentou Magda.

Parceria com a Secretaria da Mulher

 

A subsecretária de Promoção da Mulher da Secretaria da Mulher do DF, Renata de Aguiar, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Educação para a formação profissional | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

O impacto da formação na vida dessas mulheres é visível. Participantes que chegam em situação de vulnerabilidade, muitas vezes vítimas de violência, concluem o percurso empoderadas, com autonomia e novos sonhos. Para Iêdes Braga, “a capacitação é uma ferramenta decisiva para romper ciclos de dependência financeira que mantêm muitas mulheres presas à violência doméstica“. “Ao qualificar e preparar essas mulheres para o mercado de trabalho, nós estamos empoderando e contribuindo para que elas saiam dessa condição”, complementou.

 

A subsecretária de Promoção da Mulher da Secretaria da Mulher do DF, Renata de Aguiar, também esteve no evento e ressaltou a relevância do programa. “A gente quer ver mulheres cada vez mais fortes, formadas, crescendo e conquistando sua autonomia econômica, até que a situação de violência chegue a zero”, afirmou Renata.

 

Ela destacou a importância da parceria com a Educação para a formação profissional e lembrou que o mês de agosto marca a celebração da Lei Maria da Penha. “A promoção é fundamental para a prevenção, e o Governo do Distrito Federal está muito avançado nessa pauta, com uma Secretaria da Mulher que cresce ano após ano e dialoga com todas as áreas para estreitar parcerias”, declarou.

 

 

 

 

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *