A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou três interceptações de aeronaves que sobrevoavam uma área restrita durante a cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, neste domingo (6/7).
Duas aeronaves, que não tiveram seus modelos detalhados, foram interceptadas para averiguação dos dados de voo e autorizações. Os pilotos foram orientados a fazer uma mudança de rota pelos órgãos de controle e acompanhadas por caças A-29 Super Tucano da FAB.
De acordo com a nota, a terceira ocorrência foi com um helicóptero que realizava tráfego irregular e que, ao avistar o Super Tucano, saiu da área restrita e pousou em um lugar isolado.
“Além das aeronaves de caça acionadas, uma aeronave E-99 permaneceu em voo durante toda operação, garantindo a vigilância eletrônica e o controle do espaço aéreo na área de segurança. A FAB segue em prontidão para garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro e a proteção das autoridades participantes do Brics”, finalizou a nota.
O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Trata-se da primeira cúpula com a nova composição do grupo.
No encontro deste ano, o debate será focado em temas como financiamento climático, conflitos geopolíticos, inteligência artificial, saúde, entre outros.
Leave a Reply