Obras produzidas por escolas locais aproximam crianças e adolescentes da história da cidade
Por Thays de Oliveira, Ascom/SEEDF
Obras convidam a um passeio pelos patrimônios de Planaltina e ajudam o público a reconhecer-se na história da cidade | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
Nesta terça-feira (07), o Complexo Cultural de Planaltina recebeu o lançamento dos livros Em busca da Planaltina perdida e Tinha um caco no meio do caminho, novos volumes da coleção Patrimônio para Jovens. As obras são resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto BRB e a comunidade escolar local, com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes da história e do patrimônio cultural da cidade.
O evento contou com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass, da representante da Diretoria de Educação Integral da SEEDF (Deint), Érica Soares, e do técnico em Ciências Sociais do Iphan e autor de uma das obras, Vinícius Prado, além de professores e estudantes das escolas participantes do projeto.
A representante da Diretoria de Educação Integral da SEEDF (Deint), Érica Soares, falou sobre a importância de valorizar o patrimônio histórico de Planaltina, cidade com 150 anos. “Desejo que vocês leiam o livro e se reconheçam na cidade de vocês. É importante que se vejam nesse trabalho e mostrem o quanto Planaltina é significativa”, afirmou.

Livros serão distribuídos gratuitamente às escolas, promovendo o acesso dos estudantes à história e ao patrimônio cultural de Planaltina | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF
O técnico em Ciências Sociais do Iphan, Vinícius Prado, autor de Em busca da Planaltina perdida, explicou que a obra surgiu de um processo participativo com cerca de dez instituições, envolvendo 300 estudantes, professores e técnicos da SEEDF, do Iphan e da Secretaria de Cultura.
“Mapeamos referências culturais, lugares, saberes, celebrações e personalidades para construir uma história lúdica, que apresenta a cidade de forma acessível para crianças e adolescentes”, explicou.
O professor de história do Centro de Ensino Educacional (CED) Vale do Amanhecer, Leônio Matos, um dos coordenadores das oficinas realizadas nas escolas, acompanhou de perto o trabalho dos estudantes durante as saídas de campo para identificar e registrar os patrimônios locais. Segundo ele, o entusiasmo dos alunos foi marcante.
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“Eles não apenas redescobriram o passado da cidade, como também identificaram novos pontos de interesse histórico e cultural. Foi um envolvimento surpreendente”, contou.
O representante da Unidade Regional de Educação Básica de Planaltina (UnieB), Gustavo Bayz, reforçou o caráter colaborativo do projeto. “Tudo o que está no livro veio dos alunos e professores. Nós orientamos e apoiamos, mas o conteúdo foi construído por eles. Foi incrível ver o interesse dos estudantes em conhecer e mostrar o patrimônio da cidade”, ressaltou.
Durante o evento, exemplares das obras foram sorteados entre os discentes dos quatro centros de ensino participantes. Além disso, os livros serão distribuídos às bibliotecas escolares da região, ampliando o acesso à coleção Patrimônio para Jovens e incentivando a valorização da história e da cultura local em toda a comunidade escolar.
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