Estudantes da rede pública do DF embarcam para intercâmbio no Reino Unido – Secretaria de Estado de Educação

Emoção marcou a despedida da primeira turma de alunos do Programa Pontes para o Mundo nesta quarta-feira (3)

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A primeira turma de alunos do Programa Pontes para o Mundo embarcou nesta quarta (3) ao Reino Unido, acompanhada por equipe da Secretaria de Educação do DF | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

A rotina de alguns estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal amanheceu diferente nesta quarta-feira (3). Em vez de arrumar a mochila para a escola, os alunos selecionados para o programa de intercâmbio internacional Pontes para o Mundo fizeram as malas para embarcar rumo ao Reino Unido, onde ficarão três meses para estudar em colleges britânicos. Nesta quarta (3), a primeira turma de intercambistas viajou com uma equipe da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), que acompanhará os jovens até o destino final.

 

No saguão do Aeroporto Internacional de Brasília, amigos e familiares reuniram-se para despedir-se e desejar boa sorte aos jovens. Emoção e ansiedade marcaram a partida. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente para conversar com as famílias e desejar uma boa viagem aos alunos.

 

Conseguimos! Hoje é um dia de muita emoção para todos nós. Ver 33 estudantes da nossa rede pública embarcando nessa viagem maravilhosa de aprendizagem enche o coração de orgulho. É muito bonito também acompanhar a presença de familiares e amigos, que vieram ao aeroporto para se despedir e dar força a cada um deles. Essa é uma conquista coletiva, que representa o esforço das famílias, dos professores e dos próprios alunos”, enfatizou a secretária de Educação do DF.

 

Na quinta-feira (4), mais um grupo de estudantes parte para essa mesma experiência transformadora no exterior. Ao todo, 102 alunos participarão da vivência internacional com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF). O secretário-executivo da Pasta, Isaias Aparecido, junto com uma equipe da SEEDF, acompanhará a comitiva até o destino final, garantindo suporte aos discentes nos primeiros dias fora do país.

 

Um até logo à família

 

Emoção no embarque: a contadora Evanilde Virgínia Castro da Silva despediu-se do filho Samuel Victor Castro Pinheiro, de 17 anos | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

A contadora Evanilde Virgínia Castro da Silva fez questão de acompanhar o filho, Samuel Victor Castro Pinheiro, de 17 anos, estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 304 de Samambaia, no embarque. Ao lado do marido, irmãos e cunhado, ela se emocionou com a despedida.

 

O coração fica dividido entre a felicidade e a preocupação, mas tenho certeza de que ele voltará com a cabeça cheia de projetos. Participei de todas as reuniões do programa antes da viagem e sei que ele estará bem assistido. Isso me deixa mais tranquila”, contou a mãe.

 

Depois de uma noite quase sem dormir, com ansiedade, Samuel embarcou animado para participar do intercâmbio em Chester, na Inglaterra.Foi uma virada de noite ansiosa, com muita expectativa e nervosismo. Quero voltar com experiência e, quando chegar lá, pretendo conhecer a Catedral de Chester”.

 

Despedida dos amigos

 

O grupo de amigos e família da estudante do CEM 01 de Sobradinho, Maria Eduarda Araújo, marcou presença no Aeroporto Internacional de Brasília | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Além da família, a presença dos amigos também marcou o primeiro dia de embarque. Júlia Martins de Carvalho, de 16 anos, foi se despedir da amiga e aluna do CEM 01 de Sobradinho, Maria Eduarda Araújo, também de 16, que viajou para estudar em Cheshire College, na Inglaterra.

 

Estou muito feliz pela Maria. A gente já falava sobre isso, pois ela sonhava em fazer intercâmbio. Parecia algo distante, mas hoje é uma realização. Estou muito animada por ela”, contou Júlia, que faz parte do grupo de cinco amigos que foi dar um abraço antes da viagem da intercambista.

 

Feliz com a presença dos amigos, Maria Eduarda também falou sobre a empolgação com a experiência internacional. “Os últimos dias foram de ansiedade, mas também de preparação. Sempre sonhei com isso, então minhas expectativas são altas”, afirmou.

 

Pontes para o Mundo - Embarque dos estudantes

 

 

 

 

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *