O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), se disse “muito otimista” em relação ao avanço das negociações entre os governos de Brasil e Estados Unidos em torno da redução ou mesmo do fim das tarifas comerciais aplicadas pela Casa Branca sobre grande parte dos produtos do país exportados para os norte-americanos.
Em rápida entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (31/10), após cumprir agenda em São Bernardo do Campo (SP) e São Caetano do Sul (SP), na região do ABC Paulista, Alckmin disse que os dois encontros recentes entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump serviram para distensionar a relação entre os dois países e abrir um canal de negociação sobre as tarifas.
“Foi dado um passo muito importante nos dois encontros do presidente Lula com o presidente Trump, primeiro em Nova York [durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas] e depois na Malásia [no último fim de semana]. Muito importante”, afirmou Alckmin.
“E agora vamos aguardar os desdobramentos. Não tem ainda uma data marcada, mas nós estamos muito otimistas de que vamos poder avançar em um ‘ganha-ganha’, bom para os EUA, bom para o Brasil e bom para o mundo”, prosseguiu o vice-presidente.
Alckmin voltou a chamar atenção para o fato de que os EUA vêm registrando superávit comercial com o Brasil, o que justificaria pelo menos a diminuição das tarifas de 50% impostas pelo governo Trump sobre parte das exportações brasileiras.
Leia também
-
Alckmin sanciona lei que prevê indenização por abandono afetivo de criança
-
Alckmin faz reunião de emergência com ministros para discutir operação
-
Alckmin celebra relação entre Lula e Trump: “Passo feito com brilho”
-
Alckmin sobre reunião de Lula e Trump: “Passo para estreitar laços”
“Você teria mais comércio, mais parcerias e investimentos recíprocos. O Brasil é um exemplo. Os EUA têm déficit de balança comercial com muitos países do G20. Com o Brasil, tem superávit. Só com Reino Unido, Austrália e Brasil eles têm superávit”, completou Alckmin.
No último fim de semana, Lula e Trump tiveram a primeira reunião bilateral desde que assumiram os atuais mandatos em seus países. O encontro ocorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, semanas depois de os dois chefes de Estado terem conversado rapidamente – e de forma bastante amigável – em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.
Agenda em SP
Nesta sexta-feira, Geraldo Alckmin cumpre agenda no estado de São Paulo. Pela manhã, o ex-governador paulista visitou a fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. Na sequência, esteve em São Caetano do Sul para participar da cerimônia de lançamento do novo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do ABC Paulista e Baixada Santista.
À tarde, o vice-presidente da República vai a Bauru (SP), no interior de São Paulo, para a cerimônia de entrega de moradias do residencial Vida Nova Harmonia, parte do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.








Leave a Reply