Secretária de Educação visita escola para receber demandas e motivar os estudantes
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF.
Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, visita o CEF 15 de Taguatinga durante aplicação da prova do Saeb| Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), reconhecidas como um dos principais instrumentos para avaliar a qualidade da educação no Brasil, estão sendo aplicadas nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal. Na terça-feira (4), a secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, visitou o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 15 de Taguatinga para conhecer as demandas da escola e incentivar os estudantes a atingirem o melhor desempenho nos exames.
O sistema de avaliação é aplicado aos discentes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Na terça, os conteúdos aplicados foram de língua portuguesa e matemática, já na quarta-feira (5), foi a vez de ciências da natureza e ciências humanas. No CEF 15 de Taguatinga, este conteúdo foi executado de forma demonstrativa para algumas turmas.
A secretária Hélvia Paranaguá, juntamente com servidores da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav) e com a Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga, visitou a unidade escolar e acompanhou a aplicação da prova. Hélvia destacou como o resultado dessa avaliação pode auxiliar no trabalho que a Secretaria de Estado de Educação do DF vem fazendo.
“Incentivamos muito que os estudantes façam a avaliação, pois com os resultados podemos fazer as intervenções pedagógicas necessárias para melhorar a aprendizagem deles”. Ela destaca que a adesão dos discentes superou as expectativas. “Estamos muito felizes, porque a frequência está muito boa! A maioria das escolas está ficando acima de 80%”.
A diretora do CEF 15 de Taguatinga, Aguinalda Luíza Souto, e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, discutiram melhorias para a escola | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
Presente há mais de 35 anos na educação brasileira, o Saeb é aplicado tanto em escolas públicas quanto privadas. Os resultados ajudam a identificar desafios, avanços e a melhorar as políticas públicas educacionais.
Mudanças no ensino
A chefe da unidade de planejamento da oferta, avaliação, supervisão e busca ativa escolar da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), Vanessa Arruda, ressaltou a importância do Saeb para o planejamento escolar. “Historicamente o Saeb vem pautando as Secretarias em relação ao planejamento pedagógico. Quanto maior a participação das escolas, maior a transparência e fidedignidade dos dados para conseguirmos uma atuação mais assertiva”.
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Uma das novidades deste ano é a Portaria nº 435/2025, que trouxe mudanças significativas na aplicação do exame, como as avaliações do 5º e do 9º ano do ensino fundamental alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de mais recursos de acessibilidade como a prova em Braille e tempo adicional para os alunos do ensino especial.
A diretora do CEF 15 de Taguatinga, Aguinalda Luíza Souto, confessou que fez uma ampla divulgação com os estudantes, familiares e comunidade. As redes sociais da escola publicaram uma campanha que incluiu o slogan “Monte seu look Saeb”, “Lanche especial Saeb”, sorteios, brindes e passeios. Essas foram formas de incentivar a participação de todos os discentes.
“O Saeb tem feito um papel de feedback do trabalho pedagógico feito ao longo do ano. Aqui na escola, como só as turmas do 9º ano fizeram as provas, nós montamos um planejamento para que os estudantes do 8º ano treinassem também e não atrapalhassem a rotina da do turno vespertino”.
Servidoras da SEEDF estão empenhadas em melhorar o desempenho dos estudantes | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
A diretora de avaliação educacional da SEEDF, Giselle Xavier, reforçou a importância da aplicação da prova. “O Saeb ajuda em intervenções pedagógicas para vencer fragilidades e conquistar mais potencialidades. Estamos tentando conquistar uma cultura avaliativa no DF. Quando falamos em avaliação em larga escala, o aluno precisa entender por que tem essa avaliação e para quê. O intuito no final é a melhoria da qualidade da educação no país”.

















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