Educação sustentável ganha força no DF com projeto que premia escolas por economia de água e luz

Medida valoriza boas práticas na gestão escolar e fortalece o protagonismo de alunos e professores na preservação do meio ambiente. As escol…

Medida valoriza boas práticas na gestão escolar e fortalece o protagonismo de alunos e professores na preservação do meio ambiente.

As escolas públicas do Distrito Federal estão prestes a ganhar um importante aliado na promoção da sustentabilidade. O Projeto de Lei nº 1012/2024, de autoria do deputado distrital Martins Machado (Republicanos), propõe bonificar financeiramente as unidades de ensino que conseguirem reduzir o consumo de água e energia elétrica. A proposta aposta na educação ambiental como ferramenta de transformação social e na valorização da gestão eficiente dos recursos públicos.

A proposta altera a Lei nº 6.023/2017, que regula o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), permitindo que as escolas recebam recursos proporcionais à economia que gerarem nas contas básicas. A economia não só alivia os cofres públicos, como volta para a própria escola, reforçando sua autonomia financeira.

Para o deputado Martins Machado, a iniciativa une sustentabilidade, educação e cidadania. “Estamos incentivando uma nova cultura dentro das escolas, onde alunos, professores e gestores se unem por um bem comum. Quando a escola economiza, ela ganha. E, mais importante, forma cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do planeta”, destacou o parlamentar.

O projeto também estimula o protagonismo estudantil em ações de educação ambiental, como campanhas internas, projetos de reuso de água e uso racional de energia elétrica. Com isso, o ambiente escolar se transforma em um espaço de aprendizagem prática sobre sustentabilidade, ampliando o alcance do conteúdo ensinado em sala de aula.

Em um momento em que o país discute como melhorar a gestão dos recursos públicos, o PL 1012/2024 se apresenta como uma medida inteligente, que valoriza as boas práticas e aposta na confiança nas equipes escolares. O texto foi aprovado na Câmara Legislativa e agora segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.

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