A holding Yum Brands, dona da Pizza Hut, anunciou que vem estudando a possibilidade de vender a tradicional rede norte-americana de pizzarias, em meio a uma crise financeira e à perda de espaço da companhia no mercado.
Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (4/11), o CEO da Yum, Chris Turner, afirmou que “o desempenho da Pizza Hut indica a necessidade de tomar medidas adicionais para ajudar a marca a atingir seu pleno valor, o que pode ser melhor executado fora da Yum Brands”.
A holding, no entanto, não estipulou nenhum prazo para decidir o que fazer com a marca Pizza Hut.
Crise na Pizza Hut
A rede de pizzarias vem passando por uma série de dificuldades nos últimos anos e perdendo clientes para concorrentes no setor, como a Domino’s. Especialistas afirmam que o mercado de pizzas está perto da saturação nos Estados Unidos.
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No ano passado, a Pizza Hut detinha uma participação de 18,7% no mercado de pizzas nos EUA. Cinco anos antes, em 2019, esse percentual era de 22,6%, segundo dados do Barclays.
Além da venda pura e simples, a Yum Brands estuda a hipótese de fazer uma joint venture ou vender uma participação da rede. Joint venture é um modelo de colaboração empresarial que consiste na união de duas ou mais empresas com o objetivo de executar um projeto.
A Yum Btands também é dona das redes KFC e Taco Bell nos EUA. No Brasil, a marca da Pizza Hut foi licenciada para outra empresa, a International Meal Company (IMC).
Ações sobem
Com a notícia a respeito da possível venda da Pizza Hut, as ações da Yum Brands negociadas na Bolsa de Valores de Nova York registravam forte alta nesta terça-feira.
Por volta das 11h35 (pelo horário de Brasília), os papéis da companhia avançavam 5,42%, cotados a US$ 146,93.







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