A Walt Disney Company, gigante global de entretenimento, foi multada em US$ 10 milhões (cerca de R$ 54,6 milhões, pela cotação atual) por ter coletado ilegalmente dados pessoais de crianças para impulsionar anúncios direcionados.
De acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), a Disney teria permitido que fossem reunidos dados pessoais de crianças que assistiram a vídeos destinados ao público infantil no YouTube.
Essa coleta de dados teria sido feita sem qualquer notificação da empresa aos pais das crianças. O consentimento dos maiores responsáveis, nesses casos, é uma exigência determinada pela Lei de Proteção à Privacidade On-line Infantil nos EUA.
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Governo apresentou queixa
A queixa contra a Disney foi apresentada pelo Departamento de Justiça do governo norte-americano. Segundo o órgão, a companhia não teria identificado de forma adequada alguns vídeos publicados no YouTube como “destinados para crianças”. Essa designação garante que alguns recursos, como a coleta de dados pessoais, sejam desativados.
Com a rotulagem incorreta, de acordo com a FTC, a Disney coletou dados pessoais de crianças menores de 13 anos para publicidade direcionada. Além disso, a empresa expôs esse público a recursos do YouTube inapropriados para a faixa etária.
A comissão observou ainda que a Disney recebe uma parte da receita do YouTube com a publicidade exibida em seus vídeos.
No acordo firmado entre Disney e FTC, a companhia se comprometeu a cumprir a legislação norte-americana e a lançar um programa de revisão sobre todos os seus vídeos publicados no YouTube que são destinados às crianças.
“Nossa decisão penaliza o abuso da confiança dos pais por parte da Disney e, através de um programa obrigatório de revisão de vídeos, abre espaço para o futuro da proteção de crianças on-line, com a tecnologia de verificação de idade”, afirmou o presidente da FTC, Andrew Ferguson.
O que alega a Disney
Em nota, a Disney disse que está comprometida com o “bem-estar e a segurança de crianças e suas famílias”.
“A Disney tem uma longa tradição de adotar os mais altos padrões de conformidade com as leis de privacidade infantil e continuamos comprometidos em investir nas ferramentas necessárias para continuar sendo líderes nesta área”, diz o comunicado.
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