DF tem maior taxa do país de moradores em unidades de conservação

O Censo Demográfico de 2022, efetuado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou nesta sexta-feira (11/7) que 1,1 milhão de habitantes do Distrito Federal moram em unidades de conservação (UCs).

Esse total corresponde a 39,2% da população da capital do país e representa a maior taxa entre as 27 unidades da Federação brasileiras.

As unidades de conservação são espaços territoriais cujos recursos ambientais – inclusive de águas jurisdicionais – têm características naturais relevantes e legalmente instituídas pelo Poder Público.

Assim, esses locais têm limites definidos, são monitorados sob regime especial de administração e contam com garantias adequadas de proteção, segundo a lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Além disso, as UCs são classificadas quanto à esfera político-administrativa de gestão – federais, estaduais ou municipais; quanto ao tipo de manejo (proteção integral ou de uso sustentável); e quanto às categorias de conservação.


Unidades de conservação no Distrito Federal

  • 12 áreas de Relevante Interesse Ecológico (Aries)
  • 6 áreas de Proteção Ambiental (APAs)
  • 5 reservas biológicas
  • 2 parques
  • 2 estações ecológicas
  • 1 floresta
  • 1 Monumento Natural (Mona)
  • 1 Refúgio de Vida Silvestre (Revis)
  • 1 Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

Fonte: Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC)


O Censo visitou 988,2 mil domicílios ocupados no Distrito Federal e constatou que 360.584 (36,5%) ficavam em unidades de conservação.

O IBGE também verificou que as UCs com 91,2% dos moradores ficam em áreas urbanas; e 8,8%, em zonas rurais. Em 2022, o tipo de unidade com mais moradores no Distrito Federal eram áreas de Proteção Ambiental (APAs).

Características dos moradores

Ainda no período considerado, 50,8% dos moradores desses espaços eram do sexo feminino, e 49,2%, masculino. Entre as mulheres, os maiores contingentes populacionais estavam nos grupos de 35 a 44 anos. Entre os homens, a maioria tinha de 20 a 24 e de 40 a 44 anos.

Créditos da Notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *