DF inicia vazio sanitário da soja nesta terça (1º)

A partir desta terça-feira (1º/7), entra em vigor o vazio sanitário da soja no Distrito Federal, conforme determinação da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF). A medida, que segue até 30 de setembro, estabelece a obrigatoriedade da eliminação total de plantas vivas de soja — incluindo as voluntárias, que nascem de forma espontânea após a colheita.

Com duração de 92 dias, o vazio sanitário é uma estratégia fundamental para o controle da ferrugem asiática, considerada uma das doenças mais severas da cultura da soja. Altamente agressiva, a ferrugem pode provocar perdas entre 10% e 90% da produção, além de exigir múltiplas aplicações de fungicidas, o que acarreta impactos econômicos e ambientais.

O titular da Seagri-DF, Rafael Bueno, lembra que o vazio sanitário é uma medida técnica fundamental para a proteção das lavouras: “É um período de sacrifício necessário que garante a sustentabilidade da produção de soja no DF, além de evitar perdas ainda maiores para os produtores. Com isso, o GDF reafirma seu compromisso com a sanidade vegetal, a sustentabilidade da produção e o fortalecimento da agricultura do Distrito Federal”.

Segurança na safra

A subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Cristina Araújo, reforça que a colaboração de todos é essencial para o sucesso da medida. “Contamos com a colaboração de todos os produtores para garantir uma safra mais segura e produtiva para o DF e para o país, mantendo nossas lavouras livres da ferrugem asiática”, ressalta.

A fiscalização é feita pela própria Seagri-DF, e o descumprimento das normas pode resultar em sanções previstas na legislação sanitária vigente. A recomendação é que os produtores efetuem vistorias regulares nas áreas produtivas e eliminem qualquer ocorrência de plantas voluntárias durante todo o período do vazio sanitário.

Além disso, o calendário oficial de semeadura da soja para a safra 2025/2026 no DF está fixado entre 1º de outubro deste ano e 8 de janeiro de 2026, conforme a Portaria SDA/Mapa nº 1.271, de 30 de abril de 2025. Produtores também podem entrar em contato com a Gerência de Sanidade Vegetal da Seagri-DF, pelo telefone (61) 3051-6422 ou pelo WhatsApp (61) 98199-0549.    

Mais informações sobre o vazio sanitário da soja estão disponíveis no site da Seagri-DF

*Com informações da Seagri-DF

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *