Décima edição do Defensoria nas Escolas chega ao Paranoá

  Iniciativa realizada pela DPDF, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, ocorrerá na quinta (11/9) e na sexta-feira (12/9), das 9h …

 

Iniciativa realizada pela DPDF, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, ocorrerá na quinta (11/9) e na sexta-feira (12/9), das 9h às 16h, no Centro de Ensino Fundamental Doutora Zilda Arns

O Paranoá receberá a 10ª edição do projeto Defensoria nas Escolas, iniciativa da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) em parceria com a Secretaria de Educação do DF que tem como missão levar informação e educação em direitos para os estudantes da rede pública. A ação ocorrerá na quinta (11/9) e na sexta-feira (12/9), das 9h às 16h, no Centro de Ensino Fundamental Doutora Zilda Arns, localizado na Quadra 378, Conjunto N, Área Especial 2, Itapoã. A iniciativa ofertará atendimentos jurídicos e psicossociais, além de palestras educativas com diversos temas, com o intuito de promover a educação em direitos, prevenir conflitos e fortalecer a cidadania entre estudantes e comunidades do DF.

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, o valor do projeto Defensoria nas Escolas para a comunidade é imensurável. “A iniciativa é uma chance incrível de levar os serviços da instituição para perto dos cidadãos, além de ofertar informação de qualidade sobre direitos humanos e cidadania para os estudantes. É uma ação completa, que fortalece a cidadania e aproxima a DPDF da comunidade”, afirmou.

O Defensor Público e coordenador do projeto, Rodrigo Duzsinski, reforça as melhorias que o projeto proporciona na vida dos estudantes e na comunidade escolar. “O intuito é ofertar orientação jurídica e psicossocial gratuita, além de ofertar palestras educativas que promovem a prevenção de conflitos e ampliam o acesso à Justiça, aproximando ainda mais a instituição da comunidade local”, defendeu.

Para Lourdes Alves do Nascimento, assistida pelo projeto, o Defensoria nas Escolas é uma oportunidade de resolver questões jurídicas perto de casa. “Eu nunca imaginei que resolveria algo tão importante para o meu filho dentro da escola dele. O exame de DNA foi rápido, de graça, e agora meu filho vai ter o nome do pai na certidão. Isso muda tudo para nós, porque garante direitos e, principalmente, a dignidade dele. Sou muito grata à DPDF por trazer esse serviço para perto da nossa comunidade”, agradeceu.

Projeto Defensoria nas Escolas

Lançado em abril de 2024 no Centro de Ensino Médio 1 (Centrão) de Planaltina, o Defensoria nas Escolas é fundamental para promover a educação em direitos, prevenir conflitos e fortalecer a cidadania entre estudantes e comunidades do DF. O projeto tem como objetivo proporcionar a ressignificação do acesso à Justiça, por meio de atendimento jurídico gratuito e exclusivo ofertado pela Unidade Móvel de Atendimento Itinerante e encontros educativos ministrados por Defensores Públicos do DF e pela Subsecretaria de Atividade Psicossocial da DPDF (Suap/DPDF) e promovidos pela Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur/DPDF) em escolas públicas do DF.

A iniciativa impactou quase 20 mil estudantes familiares, diretores e gestores da rede pública em suas nove primeiras edições. A ação já passou por: Plano Piloto, Riacho Fundo, Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, São Sebastião, Samambaia e Recanto das Emas. Até o fim de 2025, todas as regiões administrativas do DF serão percorridas.

O projeto Defensoria nas Escolas concorre à 22ª edição o Prêmio Innovare, realizado em 2025. As sete categorias desta edição terão tema livre: Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. No início de agosto, a iniciativa recebeu a visita de consultores especializados que integram a comissão julgadora para conhecer de perto o projeto em uma edição extra, realizada no Centro de Ensino Médio Setor Leste para a etapa de avaliação do prêmio.

Por Jane Rocha -Edição: Caroline Bchara

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *