O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), registrou alta de 1,3 ponto em setembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (24/9) pela instituição.
O que aconteceu
- Neste mês, de acordo com o levantamento da FGV, o indicador ficou em 87,5 pontos.
- Trata-se do nível mais alto de confiança do consumidor em nove meses, desde dezembro do ano passado.
- Em médias móveis trimestrais, o indicador que mede a confiança do consumidor brasileiro avançou 0,5 ponto, para 86,8 pontos.
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Situação atual e expectativas
De acordo com o levantamento da FGV, a alta na confiança do consumidor em setembro foi influenciada pelos dados positivos sobre a expectativa para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) avançou 3,7 pontos, para 91,8 pontos.
O Índice de Situação Atual (ISA), por sua vez, registrou queda de 2,5 pontos, para 82 pontos – interrompendo uma sequência de dois meses consecutivos de alta.
Análise
“Após oscilar dentro de uma estreita faixa nos últimos três meses, a alta da confiança do consumidor, de setembro, leva o indicador para o maior nível desde dezembro do ano passado e volta a delinear uma lenta recuperação das perdas incorridas no fim de 2024”, afirma a economista Anna Carolina Gouveia, do FGV Ibre.
“No entanto, a alta da confiança foi concentrada pela melhora das expectativas, principalmente, pelo indicador de situação econômica futura, que subiu em todas as faixas de renda. A manutenção de um forte mercado de trabalho e o recente alívio da inflação parece ter deixado os consumidores menos pessimistas para o futuro, mas os altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias seguem como um limitador da melhora mais robusta da confiança”, pondera Anna Carolina.
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