Colômbia condena adolescente que assassinou pré-candidato à presidência Miguel Uribe

  Reprodução X A Justiça da Colômbia condenou, nesta quarta-feira (27/8), um adolescente de 15 anos pelo assassinato do senador Miguel Uribe…

 

Reprodução X


A Justiça da Colômbia condenou, nesta quarta-feira (27/8), um adolescente de 15 anos pelo assassinato do senador Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, que era pré-candidato à presidência do país. O político foi baleado em 7 de junho, durante um ato público em Bogotá, e morreu em 11 de agosto em decorrência dos ferimentos. A sentença impôs ao jovem sete anos de reclusão em um centro de ressocialização, informou o jornal El Tiempo.

De acordo com o Ministério Público colombiano, a decisão ocorreu após o réu reconhecer as acusações durante a audiência. “O menor de idade aceitou voluntariamente as imputações e foi condenado pelo homicídio do senador e aspirante à presidência”, destacou o órgão.

O ataque aconteceu enquanto Uribe discursava para apoiadores no bairro Modelia, na capital. O adolescente utilizou uma pistola Glock 9mm e foi detido minutos depois, quando tentava escapar em uma motocicleta.

A pena, uma das mais severas previstas pela legislação juvenil colombiana, foi criticada pelo advogado da família da vítima, Víctor Mosquera. Para ele, a sanção não corresponde à gravidade do crime. “São 84 meses de condenação. Respeitamos a decisão, mas ela não se equipara à vida perdida e à dor causada. A lei acaba estimulando organizações criminosas a utilizarem menores de idade para escapar de punições mais duras”, afirmou.

Segundo as investigações, o adolescente teria recebido a promessa de 20 milhões de pesos colombianos (cerca de R$ 27 mil) para participar do assassinato. Ele também colaborou com as autoridades, fornecendo informações que ajudaram a identificar outros suspeitos.

Entre os acusados estão Carlos Eduardo Mora, conhecido como El Veneco; Katerine Andrea Martínez, chamada de Gabriela; além de William Fernando González, Cristian Camilo González e Elder José Arteaga — este último apontado como mentor intelectual do crime.

Da redação Estrutural On-line

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *