Sessão solene reconheceu quase cinco décadas de dedicação ao ensino inclusivo no DF
Por Redação, Ascom/SEEDF
Solenidade contou com a presença de mais de cem homenageados e seus familiares | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta segunda-feira (1º), uma sessão solene em homenagem aos profissionais da rede pública que atuam no atendimento educacional especializado a estudantes com altas habilidades e superdotação (AH/SD). O evento reuniu mais de cem homenageados, seus familiares, professores e autoridades da Educação Inclusiva. Durante a cerimônia, os servidores receberam Moções de Louvor em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de quase 50 anos na rede pública de ensino.
A sessão contou com a presença de autoridades da educação inclusiva e legislativa. Estiveram presentes a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Vera Barros; a pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e a presidente do Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas (WCGTC), professora Denise Fleith; o deputado distrital Eduardo Pedrosa, além de gestores, professores, servidores e familiares dos homenageados.

Evento homenageou professores, psicólogos, pesquisadores e servidores especializados em altas habilidades e superdotação | Foto: Reprodução/CLDF.
A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, Vera Barros, falou sobre a importância do reconhecimento. “Gostaria de abordar a relevância desta homenagem aos professores de atendimento especializado. Desejo destacar o valor inestimável do trabalho desenvolvido por eles junto aos estudantes da rede de atendimento especializado.”
A subsecretária ressaltou ainda que o trabalho envolve toda uma equipe multidisciplinar. “Este trabalho é fundamental e envolve a avaliação de nossos alunos por toda a equipe: professores, equipe de apoio, salas de recursos e escolas polo. Vejo esta homenagem como uma oportunidade de fortalecer essa importante temática.”
Apoio acadêmico
A pesquisadora da UnB e presidente do WCGTC, professora Denise Fleith, ressaltou a longevidade e a qualidade do atendimento especializado no DF. “Esse atendimento, que existe há quase 50 anos, ininterruptamente, contou com a atuação de muitos profissionais de alta qualidade. Tenho certeza de que o trabalho realizado transformou a vida de milhares de estudantes do Distrito Federal.”
O evento também contou com uma mensagem especial do psicólogo norte-americano Joseph Renzulli, criador da Teoria dos Três Anéis de Superdotação e do Modelo de Enriquecimento Escolar, metodologia utilizada na rede pública de ensino do DF. Por meio da professora Denise Fleith, Renzulli parabenizou a iniciativa. “O trabalho realizado, certamente, tem feito a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes superdotados.”

Pesquisadora da UnB, Denise Fleith, ao lado do gestor de comunicação da SEEDF, Giordano Bazzo, homenageado com Moção de Louvor pelos serviços prestados à população AH/SD | Foto: Mary Leal, Ascom/ SEEDF
Voz da comunicação
O gestor de Comunicação da SEEDF, Giordano Bazzo, jornalista especializado na cobertura de AH/SD na rede pública do Distrito Federal, recebeu Moção de Louvor pelos serviços à população do DF, por ocasião do Dia do Profissional das Altas Habilidades e Superdotação.
“Desde que comecei a abordar essa pauta, percebi a necessidade urgente de dar mais visibilidade ao tema, já que muitas crianças com AH/SD ainda não são reconhecidas. Em 2024, o Dia do Profissional das Altas Habilidades e Superdotação não constava no calendário escolar, mas conseguimos incluí-lo neste ano. Este evento é mais um passo para ampliar a discussão sobre o assunto.”
Valorização
Leia também
O deputado distrital Eduardo Pedrosa, responsável pela proposta da homenagem, enfatizou a importância do reconhecimento. “A gente precisa reconhecer o trabalho que foi feito por essas pessoas. Muitos aqui deixaram um legado, e hoje já estão aposentados. Outros estão em atividade, fazendo o seu melhor, mesmo diante de diversas dificuldades“, disse.
Leave a Reply